principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 16 de Maio de 2019

Vasco Cordeiro anuncia novo Programa DOC-PROF para facilitar a jovens doutorados a entrada no mercado de trabalho

O Presidente do Governo anunciou hoje a criação do novo programa DOC-PROF, destinado a promover a entrada de jovens doutorados no mercado de trabalho e que, simultaneamente, permite às empresas regionais reforçar a sua competitividade com recursos humanos qualificados.

 

“Vamos avançar com um novo programa – o DOC-PROF -, que visa possibilitar a jovens doutorados da nossa Região uma experiência profissional em contexto real de trabalho, contribuindo, por esta via, para sua inserção na vida ativa”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

O Presidente do Governo falava na abertura da quarta edição do ciclo de conferências “Caminhos do Conhecimento”, integrada nas comemorações do Dia Nacional dos Cientistas, que decorreram em Ponta Delgada, e que incluíram ainda uma Feira de Ciência, com a participação de alunos de várias escolas de São Miguel.

 

“Acreditamos que esta é mais uma medida que pode também contribuir para o reforço da fixação de recursos humanos na Região, contribuindo para o incremento dos fatores de inovação e competitividade do tecido empresarial regional, para a qualificação da sociedade açoriana e para que o nosso desenvolvimento esteja cada vez mais assente no conhecimento”, sublinhou Vasco Cordeiro.

 

Na abertura desta conferência que homenageia José Mariano Gago, o Presidente do Governo anunciou, por outro lado, a abertura, muito em breve, de um concurso público, num investimento de cerca de dois milhões de euros, a que a Universidade dos Açores se poderá candidatar, para a contratação de cerca de uma dezena de investigadores para o Centro Okeanos, sedeado na ilha do Faial.

 

“Estou convicto que esta medida, pela sua relevância, permitirá reforçar os recursos humanos da Universidade e dar um novo impulso à investigação do Mar dos Açores, uma componente que o Governo Regional considera de importância estratégica para os Açores, tendo em conta que a adoção de políticas públicas para o Mar só pode estar assente em critérios objetivos resultantes do conhecimento científico”, preconizou.

 

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro destacou, por outro lado, que a Região dispõe de um Plano de Ação para a Cultura Científica e Tecnológica, que, entre outros, integra o programa “Ciência e Sociedade”, o qual parte da constatação que a cultura científica desenvolve e reforça nos indivíduos, nos grupos, nas comunidades e nas organizações a sua capacidade de reflexão crítica, de consciencialização e de autonomia.

 

Segundo disse, um dos instrumentos fundamentais para se alcançar este objetivo passa pela Rede de Centros de Ciência dos Açores, a qual agrega diversos espaços de divulgação científica como o EXPOLAB e os Observatórios Vulcanológico e Geotérmico, o Astronómico de Santana, o Microbiano, o do Ambiente ou o do Mar.

 

“Aliás, estamos a trabalhar para, numa perspetiva de integração e interdisciplinaridade, não só ampliar, exponencialmente, essa rede, através da associação à mesma dos Centros de Interpretação Ambiental e da Rede Museus dos Açores -, o que resultará em que, em vez de 6 polos, passaremos a contar com cerca de 40 -, como também abri-la a outras entidades públicas e privadas cujo objetivo seja a divulgação científica”, anunciou Vasco Cordeiro.

 

De acordo com o Presidente do Governo, a estratégia regional, ancorada na Ciência e na Investigação, pretende, assim, concretizar um dos “caminhos preferenciais para catapultar os Açores para um novo patamar de desenvolvimento”.

 

“No nosso caso, as entidades que sobressaem nesse domínio são a Universidade dos Açores e os seus Centros de Investigação, reconhecendo e valorizando nós o trabalho que têm desenvolvido em prol da excelência da investigação nos Açores, porque é também nesse trabalho que o Governo tem vindo a desenvolver a sua ação, com a necessária expressão prática ao nível do respetivo financiamento”, sublinhou.

 

Nesse sentido, adiantou que ao Governo dos Açores, entre outros aspetos, tem cabido criar as condições para que a Ciência e a Investigação produzida nos Açores e fora deles, possa estar também ao serviço do processo de desenvolvimento da Região.

 

Apontou o exemplo da execução de programas específicos de apoio financeiro ao desenvolvimento científico e tecnológico, destacando-se o PRO-SCIENTIA, em vigor desde 2012, de acesso direcionado para as entidades de Investigação & Desenvolvimento sedeadas nos Açores, e cuja principal beneficiária é, exatamente, a academia açoriana.

 

De acordo com Vasco Cordeiro, a Estratégia para a Especialização Inteligente dos Açores - a chamada RIS3 - já permitiu, por outro lado, a aprovação de mais de cinco dezenas de projetos de Investigação & Desenvolvimento, tanto ao nível do Sistema Científico e Tecnológico Regional, como em contexto empresarial, num valor de investimento superior a nove milhões de euros.

  

Destacou, também, que a linha de Investigação & Desenvolvimento em contexto empresarial, teve na sua primeira edição, em 2016, uma taxa de alocação superior a 2 milhões de euros, e anunciou que, nos próximos dias, será lançado um novo concurso para o financiamento de projetos de Investigação e Desenvolvimento em contexto empresarial, também com uma dotação de 2 milhões de euros, e que tem associada a contratação de recursos humanos qualificados.

 

“O nosso caminho está determinado sobre o que queremos na área da Ciência e Tecnologia, através dos programas que estão em vigor até 2020, com medidas e ações concretas, fontes de financiamento bem definidas e com os objetivos e as metas delineadas”, garantiu Vasco Cordeiro.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.05.16-PGR-DiaNacionalCientistas01.mp3 2019.05.16-PGR-DiaNacionalCientistas02.mp3   19.5332.jpg 19.5333.jpg 19.5334.jpg 19.5335.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Informação Relacionada:

Intervenção do Presidente do Governo 

Últimas Notícias

Governo faz levantamento no terreno dos estragos provocados pelo mau tempo na ilha Terceira

Diretora Regional destaca liderança das ilhas na transição energética da União Europeia

Serviço Regional de Estatística dos Açores promove XI Jornadas Ibero-Atlânticas de Estatística Regional

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de junho

"Contadores de palmo e meio" na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal