principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Santa Cruz da Graciosa , 10 de Julho de 2018

Vasco Cordeiro anuncia cursos de formação no setor turístico em todas as ilhas

O Presidente do Governo dos Açores inaugurou hoje o novo Posto de Turismo da Graciosa, em Santa Cruz, onde anunciou a realização de cursos de formação profissional neste setor, que arrancarão no final da época alta, abrangendo todas as ilhas da Região.

 

“Esta é uma medida que chegará a todas as ilhas do arquipélago, através da qual se dá mais um importante passo na resposta complementar às necessidades verificadas face ao aumento da atividade e, por conseguinte, da procura que se regista ao nível de recursos humanos qualificados”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

No primeiro dia da visita estatutária à Graciosa, o Presidente do Governo adiantou que, nesse sentido, a Escola de Formação Turística e Hoteleira se encontra a finalizar o plano para a realização de sete cursos, que arrancarão no final da época alta, em áreas como cozinha base e avançada, restaurante, 'softskills' vocacionadas para o cliente externo e interno, marketing digital e 'housekeeping'.

 

Estes cursos, segundo Vasco Cordeiro, resultam do levantamento das necessidades de formação que foi feito por ilha, em conjunto com as Câmaras Municipais, as Câmaras de Comércio e algumas associações empresariais.

 

“Tudo isto contribui para a qualificação de um setor que, também fruto de um crescimento a um ritmo sem paralelo na sua história, necessita de reforçar a aposta na formação dos recursos humanos, quer relativamente à entrada de novos profissionais na atividade, quer com formação orientada para a atualização de competências ou para a reconversão profissional”, sublinhou.

 

De acordo com Vasco Cordeiro, já foi, assim, estabelecida uma parceria com o Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo e com a AHRESP, com vista à implementação de um Programa de Sensibilização para uma Cultura de Serviço e de um Programa de Qualificação do Património Gastronómico dos Açores - este último, já em curso.

 

Na sua intervenção, o Presidente do Governo salientou, por outro lado, que, quando se constata o bom momento em que vive o turismo nos Açores, é necessário ter em conta a sua linha orientadora máxima, que tem a ver com a sustentabilidade económica, ambiental e social deste setor.

 

“Todas estas componentes da sustentabilidade contribuem para o cabal aproveitamento dos benefícios que o setor traz para a nossa Região, mas, sobretudo, para que esse crescimento possa perdurar no tempo e não seja apenas algo que se limite a um determinado período”, frisou.

 

Nesse sentido, Vasco Cordeiro salientou que esta sustentabilidade tem de ter em conta a sustentabilidade económica dos investimentos feitos nesta área, a sustentabilidade social, que deriva de uma ação diligente, concertada e sem qualquer receio quanto aos desafios que permanecem ao nível da qualidade do emprego, assim como a sustentabilidade ambiental, que garante as condições para a Região continuar a ter um ativo que reverta em benefício do seu desenvolvimento.

 

Relativamente ao Posto de Turismo da Graciosa, Vasco Cordeiro adiantou que se enquadra num processo gradual de qualificação das infraestruturas públicas que o Governo dos Açores está a implementar em toda a Região.

 

“Nesse sentido, está a ser desenvolvido um processo de renovação da imagem e do conceito dos postos de turismo, num investimento estimado em cerca de um milhão de euros, possibilitando que o nosso destino se qualifique ainda mais através de uma imagem forte, singular e consolidada, que assegure a implementação de uma rede integrada, contemporânea e consentânea com as diretrizes do turismo dos Açores”, disse.

 

Além disso, está a ser feito um investimento na contratação de recursos humanos para os Postos de Turismo da Região, para os quais decorrem procedimentos de contratação para 19 colaboradores, privilegiando a estabilidade do quadro de funcionários.

 

Seguir-se-á o imprescindível investimento na componente formativa de quem faz a receção dos turistas, juntamente com o desenvolvimento de novos conteúdos disponibilizados também através de novas tecnologias, referiu Vasco Cordeiro.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2018.07.10-PGR-InauguraçãoPostoTurismo.mp3   18.3112.jpg 18.3113.jpg 18.3114.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Governo dos Açores apela à união de esforços para a melhoria do rendimento de toda a fileira da carne

Esclarecimento do Governo dos Açores

Governo dos Açores acompanha qualidade das infraestruturas na área da Infância e Juventude em todas as ilhas

Agenda do Governo Regional dos Açores para 15 e 16 de agosto

João Ponte afirma que ter mais e melhores caminhos agrícolas é uma “ambição permanente” do Governo

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 

  





Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal