principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 28 de Novembro de 2019

Vasco Cordeiro anuncia aumentos de apoios sociais, fruto do diálogo e da concertação no Parlamento

O Presidente do Governo anunciou hoje, na Assembleia Legislativa, aumentos de apoios sociais em vigor na Região no próximo ano, no âmbito de várias propostas apresentadas pelo CDS/PP e pelo PCP durante o debate das propostas de Plano e Orçamento para 2020.

 

“Estas são propostas que resultam do diálogo e da concertação com quem connosco quis dialogar. Estas são propostas que são boas para os Açorianos. Estas são propostas que vamos concretizar”, afirmou Vasco Cordeiro, na intervenção de encerramento do debate parlamentar sobre os documentos apresentados pelo Executivo açoriano.

 

“É por isso que, nos termos da proposta apresentada pelo CDS/PP, posso assumir, perante este Parlamento e perante os Açorianos, que o Governo vai aumentar o valor do Complemento Especial ao Doente Oncológico em 10%, reforçando o apoio a quem enfrenta essa adversidade e criando melhores condições para o seu dia a dia”, adiantou.

 

Segundo avançou, o Governo vai também, no âmbito de outra proposta daquele partido, reforçar em 25% o valor do Complemento para a Aquisição de Medicamentos por Idosos, “garantindo desta forma mais e melhores condições para que os idosos açorianos possam fazer face às despesas com a aquisição de medicamentos”.

 

“É também por esses motivos que, nos termos da proposta do CDS/PP, posso assumir, perante este Parlamento e perante os Açorianos, que o Governo vai tornar gratuita a frequência de creches para as famílias com rendimentos até ao 7.º escalão, reforçando a coesão social e a educação pré-escolar, apoiando as famílias com menores rendimentos no acesso dos seus filhos às creches”, anunciou Vasco Cordeiro.

 

Na sua intervenção, o Presidente do Governo garantiu ainda que será feita uma avaliação externa da eficácia, racionalidade, operacionalidade e resultados dos mecanismos atuais de recuperação das listas de espera, tendo em vista garantir uma resposta mais rápida e mais eficaz aos Açorianos que ainda aguardam a realização de uma cirurgia, também nos termos de uma proposta apresentada pelo CDS/PP.

 

“Em resultado dessa disponibilidade para o diálogo” manifestada pelo Executivo, Vasco Cordeiro adiantou também que, no âmbito de uma proposta apresentada pelo PCP, será reforçado, em 2020, o valor do Complemento Açoriano do Abono de Família para Crianças e Jovens e a Remuneração Complementar.

 

“Na resposta concreta às famílias açorianas mais carenciadas, num aumento de 5% do complemento de abono, na resposta concreta aos funcionários públicos da Região, num aumento de cinco vezes o valor da inflação do seu complemento remuneratório”, adiantou.

 

Depois de recordar que houve partidos da oposição que, ainda nem se tinha iniciado este debate parlamentar e já se tinham auto-excluído desse esforço de concertação, Vasco Cordeiro considerou que, no caso dos partidos que rejeitaram o diálogo, “apenas eles têm a ilusão de beneficiar” dessa recusa, enquanto que, no caso dos que com o Governo dialogaram, “ganharam os Açores e ganharam os Açorianos”.

 

“As propostas de Plano e Orçamento que o Governo apresentou a esta Assembleia espelham rigor, espelham transparência, diálogo e concertação”, garantiu Vasco Cordeiro, para quem ficou neste debate parlamentar provado que o exercício de diálogo e de concertação não pode ser estéril nem vazio e tem de trazer resultados para a vida dos Açorianos.


GaCS/PC
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  19.6986.jpg 19.6987.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Informação Relacionada:

Intervenção do Presidente do Governo  

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 9 e 10 de dezembro

Diretora Regional do Turismo sublinha Epic Trail Run Azores como “um grande evento desportivo açoriano”

Secretária Regional destaca investimento nos Bombeiros dos Açores

Casas dos Açores devem ser valorizadas e dinamizadas, afirma Diretor Regional das Comunidades

Projeto CREATOUR AZORES apresentado a 10 de dezembro

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal