principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Malta , 9 de Março de 2017

Vasco Cordeiro afirma que as regiões devem ter voz ativa na definição do futuro da Europa

O Presidente do Governo afirmou hoje, em Malta, que os cidadãos e as instituições das regiões periféricas e marítimas têm que ser claros quanto ao que pretendem para o futuro da Europa, frisando que “não podem ser neutros” relativamente a questões importantes, como a Política de Coesão pós 2020.

 

“Quando representamos cerca de 150 regiões de 28 estados europeus, agregando cerca de 200 milhões de cidadãos, e temos como missão a defesa dos interesses dos seus membros junto de instituições nacionais e europeias, através da promoção da coesão económica, social e territorial e do poder regional na Europa, bem como do reforço da dimensão periférica e marítima da Europa, temos de ser claros em afirmar também o que achamos que a Europa deve fazer no futuro”, frisou Vasco Cordeiro, que falava na Assembleia Geral da Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa (CRPM).

 

Vasco Cordeiro, que preside à CRPM desde setembro de 2014, salientou que esta reunião decorre “num contexto muito particular”, devido a questões externas, como a saída do Reino Unido da UE ou a nova administração norte-americana, e a questões internas, como as negociações sobre o futuro da política de coesão europeia, pelo que defendeu a necessidade de “cada um assumir o que pretende para o futuro da Europa”.

 

“Não o que os outros, na Europa, querem para nós, mas o que nós, enquanto regiões, queremos para a Europa”, afirmou, acrescentando que as regiões que integram a CRPM devem ter uma “voz ativa” em questões como as migrações, a crise económica e social ou a preservação e conservação ambiental.

 

“É esta a nossa função enquanto representantes das regiões insulares e marítimas da Europa. Não somos, nem podemos ser neutros em relação às matérias que aqui serão debatidas”, como o futuro da Europa, a Política de Coesão pós 2020 e as prioridades das ilhas, as acessibilidades ou a transição energética, acrescentou Vasco Cordeiro, destacando, por isso, a importância da reunião que decorre hoje na ilha de Gozo.

 

O Presidente do Governo defendeu que as regiões europeias “não podem ser apenas subordinadas aos debates e opiniões que se geram ao nível dos Estados Membros e das instituições europeias, têm a obrigação de dar consistência e prática ao lema da UE, que é ser ‘Unida na Diversidade’”.

 

A Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa é uma organização de cooperação inter-regional que integra cerca de 150 regiões de 28 estados europeus, agregando cerca de 200 milhões de cidadãos, e tem como missão a defesa dos interesses dos seus membros junto de instituições nacionais e europeias, através da promoção da coesão económica, social e territorial e do poder regional na Europa, bem como do reforço da dimensão periférica e marítima da Europa.      


GaCS/FR
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  17.0518
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Rui Luís determina inspeção extraordinária aos procedimentos de reembolso das deslocações de doentes entre Pico e Faial

Plano Regional de Combate à Depressão deverá ser formalizado em novembro, anuncia Rui Luís

João Ponte diz que não faz sentido apoiar outras raças autóctones nos Açores para além do 'Ramo Grande'

Agenda do Governo Regional dos Açores para 28 e 29 de junho

“A Escola hoje!” em debate nos Encontros REDA

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
 
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
 
 Linha Verde do Governo dos Açores - Ligue 800 207 255
Rede Prestige Azores
 
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal