principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 7 de Fevereiro de 2020

Unidade das Capelas requalificada é exemplo de um Serviço Regional de Saúde que cuida mais e melhor dos Açorianos, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo inaugurou hoje as obras de requalificação da Unidade de Saúde das Capelas, no concelho de Ponta Delgada, um investimento que garantiu melhores condições para servir os seus cerca de 4.600 utentes, assim como para a equipa de profissionais que ali trabalha.

 

“Mais do que uma questão de investimento, estamos a falar de instalações remodeladas para os cerca de 4.600 utentes que esta unidade de saúde serve. Isso é significativo porque é um exemplo da resposta do nosso Serviço Regional de Saúde e dos resultados que apresenta na melhoria das condições, não apenas para quem a ele recorre, mas também para quem nele trabalha”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

Segundo o Presidente do Governo, a Unidade de Saúde das Capelas realizou no ano passado mais de 9.100 consultas médicas, mais 13% do que em 2018, e mais de 9.500 consultas de enfermagem, mais 7% do que em 2018, nas áreas da Saúde do Adulto, Saúde Infantil-Juvenil, Saúde Materna, Planeamento Familiar, entre outras.

 

Estes resultados são também extensivos a toda a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, que foi responsável por mais de 230 mil destas consultas, um acréscimo de 23%, disse Vasco Cordeiro.

 

“Isso quer dizer que o Serviço Regional de Saúde está a disponibilizar mais respostas, permitiu um maior acesso e deu mais condições para que os Açorianos pudessem a ele recorrer, o que reflete o esforço que tem sido feito para dotá-lo dos meios humanos necessários ao cumprimento da sua missão”, sublinhou o Presidente do Governo.

 

Nesse sentido, existem atualmente no Serviço Regional de Saúde 5.250 profissionais, mais 180 do que no final de 2018, entre médicos, enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e técnicos superiores de saúde, entre muitos outros colaboradores de categorias profissionais fundamentais para garantir estes cuidados aos Açorianos.

 

No que se refere às infraestruturas, o Presidente do Governo adiantou que a rede de cuidados primários de São Miguel tem beneficiado de um ciclo de requalificação, tendo já sido melhoradas as condições da prestação de cuidados do Centro de Saúde da Ribeira Grande e das unidades de saúde de Rabo de Peixe, Candelária, Feteiras, Água de Pau, Furnas, Maia, Arrifes e Livramento.

 

“Ainda há poucos dias, inaugurámos as obras de remodelação e ampliação do Centro de Saúde da Calheta. Também na ilha de São Jorge, estão a decorrer as obras no Centro de Saúde das Velas”, referiu Vasco Cordeiro, destacando ainda os exemplos das obras em curso de remodelação do Hospital da Horta e da nova Unidade de Saúde de Ilha do Faial, assim como a remodelação e ampliação do Centro de Saúde de Santa Cruz das Flores.

 

“Aqui em São Miguel, vamos avançar com as obras de remodelação do Serviço de Urgência do Hospital de Ponta Delgada, que representa um investimento, este ano, próximo de dois milhões de euros”, disse o Presidente do Governo.  

 

Ao nível dos resultados, “o Serviço Regional de Saúde está, assim, a cuidar mais e melhor dos Açorianos, uma vez que, em 2019, foram realizadas 8.679 cirurgias, correspondendo a um aumento de 8,5%”, o que quer dizer que, no ano passado, foram operados mais 735 utentes do que em 2018, afirmou Vasco Cordeiro.

 

As obras hoje inauguradas permitiram renovar os gabinetes médicos, que passaram também de três para quatro, assim como os três gabinetes de enfermagem, a área administrativa, as instalações sanitárias e a sala de tratamentos, tendo sido ainda criados novos espaços, como o 'Cantinho da Amamentação', para apoio às mães e promoção do aleitamento materno, no âmbito de uma cada vez maior humanização do Serviço Regional de Saúde.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2020.02.07-PGR-InauguraçãoUnidadeSaudeCapelas.mp3   20.7505.jpg 20.7506.jpg 20.7507.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Comunicado do Conselho de Governo

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 de fevereiro

É necessário unir esforços e atuar localmente na prevenção das dependências, afirma Teresa Machado Luciano

Protótipos únicos a nível mundial na área da Climatologia testados na Graciosa

Graciosa é a ilha em que o Turismo em Espaço Rural tem maior expressão

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 

 

 




 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal