principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Angra do Heroísmo , 13 de Maio de 2018

Terceira assume-se como “um dos principais pilares” da recuperação económica nos Açores, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores inaugurou, este domingo, o Parque Multissetorial da Terceira, um investimento de cerca de nove milhões de euros, onde salientou que esta ilha se tem assumido como “um dos principais pilares” da recuperação económica que se regista em vários setores de atividade por toda a Região.

 

“Tão ou mais importante do que a referência ao volume do investimento público, é constatar que os bons indicadores económicos e sociais que se têm verificado na Região encontram, precisamente na ilha Terceira, um dos seus principais pilares ao nível regional”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

Na inauguração da nova infraestrutura, localizada em Angra do Heroísmo, o Presidente do Governo apontou o exemplo do Turismo, para adiantar que, em 2017, a Terceira apresentou um crescimento do número de dormidas superior a 11 por cento e de quase 14 por cento dos proveitos totais.

 

“Se afinarmos mais essa análise, e não nos restringirmos à hotelaria tradicional, a Terceira foi a ilha que mais cresceu no alojamento local em 2017, com aumentos de 151% do número de dormidas e de quase 200% no número de hóspedes”, destacou Vasco Cordeiro, ao referir ainda que a taxa de ocupação turística passou de 28,6% para 34,3%.

 

Ainda ao nível do Turismo, o Presidente do Governo sublinhou que a Terceira apresenta, também, uma taxa de sazonalidade de apenas 49,4%, bastante inferior à sazonalidade média regional, que está ainda nos 54,1%, bons resultados que se devem, em grande medida, à forte “aposta do Governo dos Açores nas operações de Espanha e dos EUA realizadas durante todo o ano e que têm dado um contributo muito importante à economia da ilha e da Região”.

 

“Mas não é, apenas e só, o Turismo que está a impulsionar o desenvolvimento e o progresso na ilha Terceira. Para comprovar isso mesmo, atentemos ao crescimento da criação de riqueza, com base nos últimos dados oficiais”, disse Vasco Cordeiro, ao realçar que os dados oficiais mais recentes indicam que a Terceira, em 2015, foi uma das ilhas em que o PIB cresceu acima da média regional, com 6,0%.

 

Perante estes dados oficiais, o Presidente do Governo sublinhou ser evidente que, nos Açores, se vive um novo ciclo e um novo tempo de crescimento nos quais o dinamismo, a confiança e a recuperação económica vão bem para além do setor turístico.

 

“Constatamos que esse clima de recuperação, bem como os bons resultados nos diversos setores, são verificáveis por todas as nossas ilhas, significando que, no âmbito das políticas públicas que pusemos em prática no tempo de crise e recessão, os seus resultados constituem, em si mesmos, um fator de coesão e de desenvolvimento regionais, mesmo que não uniforme”, afirmou.

 

Depois de recordar que, na Terceira, às dificuldades da crise económica e social que chegaram de fora, somaram-se os efeitos negativos do redimensionamento da presença militar norte-americana, o Presidente do Governo adiantou que os dados relativos ao PIB demonstram também o “acerto e mérito da estratégia que o Governo dos Açores seguiu”, pois, segundo esse indicador, no caso da ilha, não só se conseguiu conter esses efeitos negativos, como revertê-los e transformar esse desafio em oportunidades concretizadas de crescimento.

 

“Por aqui também se demonstra que, afinal, o tão - por alguns - desprezado, vilipendiado e criticado Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira, algum mérito há de ter tido, pois nem aqui, nem em qualquer outra circunstância, a crítica obtusa, preguiçosa e ignorante, a cedência dos princípios e da consciência por 30 segundos de vã glória mediática, ou o desistir e claudicar perante o que grita mais alto, apenas porque grita mais alto, prevaleceram sobre o trabalho persistente, determinado e, muitas vezes solitário, que o Governo dos Açores desenvolveu e continuará a desenvolver, também nesse domínio em parceria com entidades privadas e públicas”, salientou.

 

Na inauguração deste Parque Multissetorial, Vasco Cordeiro adiantou, por outro lado, que se está perante uma obra ambicionada pelos agentes económicos da ilha e, naturalmente, necessária, pelo reforço significativo das condições para a realização de grandes eventos expositivos nos mais variados setores de atividade.

 

“Estamos perante um espaço moderno, polivalente, de qualidade, o qual permitirá realizar grandes feiras, exposições e outros eventos, mas, sobretudo, bons negócios em prol da economia da ilha Terceira, e, portanto, também da economia dos Açores”, sublinhou Vasco Cordeiro.

 

“No fundo, é uma infraestrutura que está, em primeiro lugar, ao serviço da iniciativa privada e do associativismo e que contribuirá - julgo que esperamos nós todos - para consolidar os bons indicadores económicos que se registam atualmente nos Açores, também devido à ação proativa dos nossos empresários”, disse.

 

De acordo com o Presidente do Governo, apesar da abrangência de setores que este Parque Multissetorial vai servir, é inegável a sua estreita relação com a Agricultura, sobretudo pelo contributo que o setor agrícola, nas suas várias vertentes, dá para a economia da Região.

 

Nesse sentido, Vasco Cordeiro salientou que, no âmbito do atual quadro comunitário de apoio, através do PRORURAL+, ao nível dos apoios para a modernização das explorações agrícolas, estão já aprovadas um total de 430 candidaturas, que correspondem a um investimento privado de cerca de 40 milhões de euros.

 

“E, se as notas de dinamismo, confiança e capacidade empreendedora ressaltam da utilização desses incentivos no setor agrícola, igual perspetiva resulta se tomarmos em linha de conta o COMPETIR+, sistema de apoio ao investimento privado dirigido, primordialmente, a outras áreas da economia que não a agricultura e as pescas”, frisou.

 

Nos primeiros três anos de vigência desse sistema de incentivos público ao investimento privado já deram entrada cerca de 860 projetos, que correspondem a mais de 367 milhões de euros de investimento privado.

 

Segundo disse, estes e outros bons indicadores económicos, transversais aos vários setores de atividade, que se refletem, por exemplo, numa redução consistente do desemprego ao longo dos últimos tempos, permitem dizer que a Região já ultrapassou as piores consequências da crise externa e que, de forma sustentável e em praticamente todos os setores da economia, a Região está a recuperar bem, apesar dos muitos desafios que ainda existem em várias áreas.

 

“É, aliás, com este objetivo que o Governo dos Açores coloca investimentos como este ao serviço dos Açorianos, no sentido de potenciar, por um lado, a economia regional e, por outro, contribuir para a coesão territorial e social dentro da nossa Região”, disse Vasco Cordeiro, ao assegurar que o investimento público regional direto na ilha Terceira, nos últimos cinco anos, entre o já concluído ou nas fases de contratação ou execução, ascende a bem mais de 60 milhões de euros, distribuídos pelas mais variadas áreas.

 

Apontou como exemplos a nova Biblioteca Pública e Arquivo de Angra do Heroísmo, a ampliação e construção de novas creches, jardins de infância, lares de idosos e centros de dia neste conjunto, as obras em diversas ribeiras da ilha Terceira, a reabilitação de habitações degradadas, o novo Parque de Ciência e Tecnologia - TERINOV, a intervenção no matadouro da Terceira ou o processo que se está a iniciar de recuperação das cerca de 400 habitações que eram utilizadas pelos militares norte-americanos e que constituirão uma preciosa alavanca para a atração de projetos empresariais privados.

 

“A estes, poderia ainda acrescentar, por exemplo, e entre outros, o caso do novo terminal de carga do aeroporto das Lajes, o qual, apesar do Governo Regional ter lançado o concurso público para a sua construção na anterior legislatura, só há cerca de 15 dias, e isso foi público e noticiado, viu o procedimento de desafetação do domínio público militar concluído pelo atual Governo da República”, referiu Vasco Cordeiro.

 

O Parque Multissetorial da Terceira, para além do pavilhão multiusos, com uma área coberta de 6.200 metros quadrados, contempla zonas de apoio, uma alameda central, capacidade de estacionamento para mais de 200 viaturas, um espaço destinado ao mercado agrícola semanal, um restaurante e o denominado 'Edifício das Associações', onde já estão instalados os gabinetes da Federação Agrícola dos Açores, da Associação de Jovens Agricultores Terceirenses, do Núcleo de Criadores de Bovinos de Raças de Carne da Ilha Terceira, da Associação de Criadores da Raça Aberdeen-Angus e da Cooperativa BioAzórica.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2018.05.13-PGR-ParqueTerceira.mp3   18.2721.jpg 18.2772.jpg 18.2773.jpg 18.2774.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Informação Relacionada:

Intervenção do Presidente do Governo 

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 23 e 24 de maio

Apresentadas três propostas para construção de "ferry" para 650 passageiros e 150 viaturas

Vasco Cordeiro participa na reunião da Comissão Bilateral Permanente

Informação de Agenda

Agenda do Governo Regional dos Açores para 22 e 23 de maio

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 


 


Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal