principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 15 de Novembro de 2019

Região vai aproveitar todos os fundos comunitários para potenciar resultados económicos e sociais, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo afirmou hoje que o Plano e o Orçamento para o próximo ano vão permitir aproveitar, na íntegra, todos os fundos comunitários do atual Quadro Comunitário de Apoio, potenciando os resultados económicos e sociais que se estão a registar na Região nos últimos anos.

 

“O Plano e Orçamento para 2020, documentos que estão em análise na Assembleia e que serão aí votados, permitirão o aproveitamento integral dos fundos do atual Quadro Comunitário de Apoio, o que, na prática, quer dizer que a Região vai aproveitar, até ao último cêntimo, todas as verbas europeias à sua disposição e que se têm mostrado importantes para o caminho de desenvolvimento que temos percorrido”, salientou Vasco Cordeiro.

 

Na inauguração do novo Complexo Industrial da Finançor, em Ponta Delgada, o Presidente do Governo destacou os resultados que têm sido alcançados em várias áreas, apontando o exemplo da balança comercial, tendo em conta que, nos primeiros nove meses deste ano, as exportações açorianas para o estrangeiro cresceram 29% face ao mesmo período do ano anterior, enquanto as importações apresentaram uma redução de 34%.

 

“É também destes resultados que falamos, quando falamos de resultados”, assegurou Vasco Cordeiro, ao destacar também a confiança que tem sido demonstrada pelo tecido empresarial privado regional e que tem tido resultados na criação de riqueza e na criação de emprego.

 

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística, o PIB dos Açores, em termos reais, registou um crescimento médio de 2,5 por cento nos últimos três anos, enquanto o país registou uma média de crescimento de 2,1 por cento.

 

“Este crescimento sustentado e consistente da economia dos Açores continua, naturalmente, a ter impacto na diminuição do desemprego, mas também na criação de novos postos de trabalho”, sublinhou o Presidente do Governo, ao adiantar que, na prática, a Região tem hoje mais de 116 mil Açorianos empregados, o maior número desde que há estatísticas nesta área, ou seja, desde há 34 anos.

 

Os Açores têm atualmente mais 5.700 empregados do que no início deste ano e mais 8.442 empregados do que no início desta legislatura, afirmou Vasco Cordeiro, salientando que, paralelamente, verifica-se uma evolução muito positiva, não apenas na criação de mais emprego, mas também ao nível de melhor emprego e de emprego mais estável.

 

“Os dados revelados na semana passada pelo INE também confirmam um aumento, em apenas um ano, de 7% dos trabalhadores com contrato sem termo na Região, que já ultrapassam os 77% do total, uma redução de 31% da taxa de desemprego jovem e um crescimento de emprego transversal aos três setores de atividade”, disse.

 

De acordo com Vasco Cordeiro, o investimento hoje inaugurado, reconhecido como Projeto de Interesse Regional e que contou com apoios públicos, constitui também um bom exemplo da parceria que se tem estabelecido entre as entidades públicas e privadas na Região, que tem no sistema de incentivos ao investimento privado Competir+ uma das suas faces mais visíveis.

 

“Já foram candidatados mais de 1.200 novos projetos de investimento no âmbito do Competir+, os quais representam mais de 530 milhões de euros de novos investimentos empresariais na nossa Região, e que preveem a criação de quase 2.900 novos postos de trabalho a tempo inteiro”, adiantou Vasco Cordeiro.

 

Segundo disse, esta realidade vai permitir criar ainda mais e melhor emprego nos Açores, empresas mais fortes e modernizadas e uma economia mais competitiva e robusta para enfrentar um mercado aberto e concorrencial.

 

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro garantiu, por outro lado, que o Governo “tem bem a consciência dos desafios” da Região, os quais, entre outros, passam pela criação de condições para mais emprego e melhor remunerado e pela negociação, ambiciosa, competente e determinada, de um próximo quadro comunitário que satisfaça os interesses da Região, garantindo, por essa via, o fortalecimento do ciclo económico que se verifica nos Açores.

 

“Os últimos anos, sobretudo aqueles que foram mais desafiantes para os Açores e para os Açorianos, provam, sem margem para qualquer dúvida, que esta parceria entre entidades públicas e privadas é o caminho mais eficaz para alcançarmos o objetivo comum de desenvolvimento económico e social dos Açores”, destacou Vasco Cordeiro.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.11.15-PGR-Finançor(1).mp3 2019.11.15-PGR-Finançor(2).mp3   19.6799.jpg 19.6800.jpg 19.6801.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Informação Relacionada:

Intervenção do Presidente do Governo

Últimas Notícias

Mais cirurgias e menos tempo de espera no Serviço Regional de Saúde

Governo dos Açores assinala Dia Internacional dos Migrantes

Jovens são imprescindíveis para uma agricultura mais forte e competitiva, afirma João Ponte

Sismo de magnitude 3,4 sentido na ilha do Faial

Agenda do Governo Regional dos Açores para 14 de dezembro

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal