principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Lagoa , 8 de Fevereiro de 2019

Reforço da formação de ativos vai abranger cerca de 18 mil trabalhadores açorianos, anuncia Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo presidiu hoje à inauguração da Escola Profissional da Lagoa do INETESE – Instituto de Educação Técnica, onde anunciou o reforço da aposta na formação de ativos, que vai garantir formação a cerca de 18 mil trabalhadores açorianos até final do próximo ano.

 

“Posso anunciar que, até ao final do próximo ano, vamos reforçar esta aposta, proporcionando formação a cerca de 18 mil trabalhadores açorianos, contribuindo para a melhoria do desempenho das suas funções, para uma maior realização profissional e, consequentemente, para um maior sucesso das nossas empresas”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

Na inauguração deste novo estabelecimento de ensino profissional, localizado na cidade da Lagoa, o Presidente do Governo salientou que, também tendo em conta a importância que tem a qualificação de ativos para a competitividade da economia regional, em 2017 e 2018, através do Plano Operacional dos Açores, foram alocados à formação de ativos mais de meio milhão de euros, abrangendo cerca de 3.700 trabalhadores açorianos.

 

Depois de salientar a iniciativa da Câmara Municipal de Lagoa de reforçar a oferta formativa de proximidade no concelho, Vasco Cordeiro adiantou, por outro lado, que o fomento de novas competências dos Açorianos constitui um pilar fundamental para o aumento do nível de empregabilidade na Região, uma estratégia que, para ser concretizada em todo o seu potencial, obriga a que, cada vez mais, se reforcem as parcerias entre entidades públicas e privadas.

 

“É, aliás, neste sentido que temos procurado reforçar a articulação com as escolas profissionais, em particular no sentido de adequar a sua oferta formativa às necessidades do mercado de trabalho regional”, referiu.

 

Segundo disse, o Governo dos Açores tem feito, assim, uma aposta determinada em políticas ativas de emprego também ao nível da formação profissional, enquanto instrumento para reforçar a empregabilidade dos Açorianos e, simultaneamente, fortalecer a competitividade das empresas.

 

“Basta, aliás, referir que, de 2014 a 2018, essa aposta na formação profissional representou um investimento público de cerca de 100 milhões de euros. Na prática, nestes quatro anos, esse investimento permitiu a mais de 8.300 jovens e a açorianos em situação de desemprego obterem uma qualificação profissional, ficando, desta forma, melhor preparados para ingressarem no mercado de trabalho”, destacou o Presidente do Governo.

 

De acordo com Vasco Cordeiro, a prova de que a formação é uma ferramenta essencial à obtenção de um primeiro emprego ou de um melhor emprego, é que, desde 2014, a taxa de empregabilidade dos alunos que concluíram cursos profissionais ou cursos do programa Reativar tem vindo a crescer todos os anos.

 

“Em termos médios, no ensino profissional a taxa de empregabilidade regional situa-se já em cerca de 70 por cento, segundo os últimos dados enviados ao Eurostat”, sublinhou.

 

Na sua intervenção, o Presidente do Governo destacou, por outro lado, a necessidade das entidades públicas e privadas e, sobretudo, cada cidadão, reforçar uma cultura que valorize a qualificação.

 

“Essa é uma responsabilidade de cada um de nós. Uma sociedade mais qualificada começa em cada família açoriana, porque, se a esse nível, valorizarmos a formação, a qualificação e a educação, estamos a dar um contributo fundamental para que isso seja, cada vez mais, uma realidade na nossa Região”, concluiu o Presidente do Governo.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.02.08-PGR-INETESE(1).mp3 2019.02.08-PGR-INETESE(2).mp3   19.4485.jpg 19.4486.jpg 19.4487.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Açores acolhem Assembleia Geral da Comissão das Ilhas da CRPM em 2020

Agenda do Governo Regional dos Açores para 22 de março

Proteção Civil alerta para previsão de chuva em sete ilhas dos Açores

Presidente do Governo anuncia conclusão da certificação para a qualidade alimentar dos matadouros dos Açores

LREC realiza seminário de caraterização dos materiais de origem vulcânica dos Açores

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 




 

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal