principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 9 de Outubro de 2017

Presidente do Governo recebeu a Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação da Assembleia da República

O Presidente do Governo recebeu domingo, em Ponta Delgada, a Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação da Assembleia da República, num encontro que serviu para analisar, entre outros temas, o processo de descentralização proposto pelo Governo da República.

 

“É importante que, em todo este processo, se tenha em conta, na definição das soluções de descentralização para todo o país, que, no caso dos Açores e da Madeira, existe um nível de poder – o poder regional – que deve ser considerado nesta nova configuração de poderes”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

O Presidente do Governo, que falava no final da audiência, adiantou que o Executivo regional reconhece a “valia e o mérito” desta opção de descentralização e acompanha com muito interesse os desenvolvimentos particulares e concretos que essa matéria terá.

 

“Nós acompanhamos com interesse aquele que é um desígnio anunciado do Governo da República relativo à descentralização, considerando que a situação nas Regiões Autónomas tem algumas particularidades em relação à situação nacional, exatamente pela existência do nível de poder regional”, sublinhou.

 

Em declarações aos jornalistas, Vasco Cordeiro salientou que, neste encontro, foi também possível transmitir aos deputados à Assembleia da República a forma como o Governo dos Açores encara a componente ambiental, no âmbito do processo da Base das Lajes.

 

“Ultrapassada a questão laboral, essa é uma prioridade. Reconhecemos, contudo, que, nesta fase, há um conjunto de interlocutores da administração norte-americana que mudaram e, naturalmente, é necessário que esses novos interlocutores tenham o tempo necessário para analisarem e para conhecerem esses dossiers para continuarmos esse trabalho”, afirmou o Presidente do Governo.

 

Segundo disse, este é um trabalho de sensibilização e de dar a conhecer a importância que esta matéria tem, não apenas ao nível político na relação entre Portugal e os Estados Unidos, mas também do ponto de vista prático e muito concreto para os Açores e, em especial, para a ilha Terceira.

 

Vasco Cordeiro considerou, por outro lado, importante a visita que os deputados da Comissão Parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação estão a efetuar ao arquipélago porque permite, também desta forma, dar a conhecer a realidade da Região.

 

“Algumas das matérias que são da competência da Comissão são matérias que estão regionalizadas, mas não é isso que, obviamente, retira importância e mérito a este interesse de conhecer a realidade dos Açores”, disse Vasco Cordeiro.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2017.10.08-PGR-AudiênciaComissãoAR.mp3   17.1520.jpg 17.1521.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Sismo sentido nas Furnas, em S. Miguel

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 de outubro

Governo dos Açores destaca extraordinário trabalho de produtores e empresários ao nível da cultura da vinha

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 e 22 de outubro

Laboratório Regional de Engenharia Civil transmite seminário da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
 
 
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
 
 
Rede Prestige Azores
 
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal