principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Administração
Agricultura e Floresta
Ambiente
Ciência e Tecnologia
Comércio
Comunidades
Cooperativismo
Cultura
Desporto
Direitos
Educação
Eleições
Emprego
Encerrar uma empresa
Energia
Estatística
Estatísticas e indicadores
Financiamentos e incentivos
Habitação e Equipamentos
Impostos
Incentivos
Indústria
Informação Empresas
Iniciar uma empresa
Inspecção Económica
Juventude
Lazer e Utilidades
Legislação
Licenciamentos
Pescas
Protecção Civil
Saúde
Segurança Social
Transportes
Turismo

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Washington , 11 de Setembro de 2019

Presidente do Governo insiste na necessidade de mais ação e mais transparência nas questões ambientais relacionadas com a Base das Lajes

O Presidente do Governo afirmou hoje, no contexto da reunião da Comissão Bilateral Permanente, que decorreu em Washington, a necessidade de ações prontas e eficazes por parte dos Estados Unidos que permitam resolver as questões ambientais resultantes da utilização norte-americana da Base das Lajes.

 

Nesta reunião, Vasco Cordeiro salientou que o Governo dos Açores tem baseado a sua atuação neste domínio em três pilares fundamentais, nomeadamente a necessidade de proteção integral da população da Terceira e da qualidade ambiental da ilha, o respeito pelos pareceres técnicos e informação especializada nesta matéria e a necessidade total e absoluta de transparência quanto à questão.

 

“Apesar de alguns avanços já registados, há ainda um importante trabalho a fazer num conjunto de locais, com preponderância para o site 3001 e 5001. Nesta matéria, só nos podemos dar todos por satisfeitos quando tudo o que deve ser feito for efetivamente feito, e com resultados inequívocos”, frisou.

 

Vasco Cordeiro reforçou ainda os apelos que tem feito para um incremento da transparência e da partilha de informação com os cidadãos, em particular sobre os passos dados, o trabalho feito, mas também aquilo que falta fazer e como será feito.

 

“A população da Terceira tem o direito a essa informação, até porque se trata da sua terra”, frisou o Presidente do Governo.

 

Para além da questão ambiental, foram abordadas ainda matérias relativas à componente laboral, no que se refere à execução de um programa de higiene e segurança para os trabalhadores portugueses ao serviço do destacamento norte-americano das Lajes, bem como a cooperação entre os Açores e os EUA, com o Governo dos Açores a solicitar a colaboração dos EUA na dinamização das ligações turísticas entre aquele país e a Região e um maior envolvimento no projeto Terceira Tech Island.

 

Vasco Cordeiro participou esta quarta-feira, em Washington, na 41.ª reunião da Comissão Bilateral Permanente do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os Estados Unidos da América, que, entre os vários pontos da agenda, analisou as matérias relativas ao processo da Base das Lajes, nomeadamente ao nível ambiental, laboral e das infraestruturas.

 

Esta foi a décima reunião da Comissão Bilateral Permanente, instituída no âmbito do Acordo de Cooperação e Defesa, em que participou o Presidente do Governo dos Açores, desde que, no final de 2012, os Estados Unidos da América anunciaram a redução do seu contingente militar e civil na base aérea da ilha Terceira.


GaCS/PC
 
 
 
 
 
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 18 e 19 de novembro

Diretor Regional da Agricultura reitera importância da certificação dos vinhos dos Açores

Agenda do Governo Regional dos Açores para 17 e 18 de novembro

Presença de empresas açorianas na Feira Internacional de Cabo Verde constitui oportunidade para reforçar exportações, afirma João Ponte

Rui Bettencourt defende papel proativo dos Açores na nova realidade internacional

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal