principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 8 de Fevereiro de 2019

Presidente do Governo inaugura instituto universitário e encontra-se com a Comunidade Açoriana em visita oficial à Califórnia

O Presidente do Governo vai inaugurar o Portuguese Beyond Borders Institute (PBBI), da Universidade Estadual da Califórnia - Fresno, no âmbito da visita oficial que realiza de 11 a 15 deste mês a este Estado norte-americano e que inclui encontros com a Comunidade Açoriana e diversos contactos institucionais.

 

Vasco Cordeiro preside quarta-feira, 13 de fevereiro, a convite do Presidente da Universidade da Califórnia - Fresno, Joseph I. Castro, à inauguração deste instituto, que se destina a promover a Cultura e a Língua Portuguesa, com um foco especial na Diáspora Açoriana.

 

Após a inauguração do PBBI, que tem como diretor o professor universitário Diniz Borges, natural da ilha Terceira, o Presidente do Governo profere a aula inaugural, subordinada ao tema “Os Açores no Século XXI”, no âmbito do ‘Speakers Series’, iniciativa que inclui um conjunto de palestras por oradores convidados pelo instituto.

 

Nesta deslocação oficial, o Presidente do Governo, que será acompanhado pelo Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt, e por deputados do PS e do PSD à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, visita também as Comunidades Açorianas das cidades de Sacramento, Hilmar, Fresno, Artesia e San Diego.

 

À chegada à Califórnia, o Presidente do Governo terá uma reunião com a Vice-Governadora do Estado da Califórnia, Eleni Kounalakis, encontrando-se depois com líderes da Comunidade Açoriana de Sacramento, capital deste Estado.

 

No dia seguinte, 12 de fevereiro, Vasco Cordeiro visita duas explorações do setor agrícola propriedade de emigrantes açorianos, a que se seguirá um encontro com a Comunidade na Casa dos Açores de Hilmar, presidida por Laurinda Vieira.

 

Além da inauguração do PBBI, o programa do terceiro dia desta visita oficial, 13 de fevereiro, inclui um encontro com os representantes do Condado de Fresno, que integra os luso-descendentes Brian Pacheco e Buddy Mendes, assim como uma reunião com os luso-eleitos da Califórnia, organizada pela CPAC – California Portuguese-American Coalition, fundada em 2016 por um grupo de líderes comunitários luso-americanos, atualmente presidida por Diniz Borges.

 

Ainda neste dia, o Presidente do Governo encontrar-se-á com a Reitora da Jordan College of Agriculture and Sciences e com alunos que frequentaram cursos na Região ao abrigo do protocolo firmado entre esta Faculdade e a Universidade dos Açores.

 

Para quinta-feira está previsto um encontro com o Mayor de Artesia, Tony Lima, assim como com a Comunidade Açoriana da área de Los Angeles e uma sessão promovida pela SDEA - Sociedade de Desenvolvimento Empresarial dos Açores em Los Angeles sobre as oportunidades de investimento externo na Região.

 

Na sexta-feira, último dia da visita, o programa inclui um encontro com o Mayor de San Diego, Kevin Faulconer, uma visita ao memorial em honra dos pescadores de atum, atividade com grande ligação à emigração açoriana, uma homenagem aos emigrantes açorianos de San Diego e um encontro com a Comunidade Açoriana residente nesta zona da Califórnia.

 

Segundo o American Community Survey de 2017, a população de origem portuguesa no Estado da Califórnia é de cerca de 345 mil pessoas, estimando-se que cerca de 70 por cento seja oriunda dos Açores.

 

Com início em meados do século XIX, a Comunidade Açoriana está radicada na Califórnia há várias gerações, mantendo inúmeras tradições e dinamizando várias organizações, nomeadamente Irmandades do Divino Espírito Santo, Bandas Filarmónicas, Grupos Folclóricos, entre outras, ocupando também lugares de destaque em vários setores deste Estado norte-americano.


GaCS/PC
 
 
 
 
 
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Açores acolhem Assembleia Geral da Comissão das Ilhas da CRPM em 2020

Agenda do Governo Regional dos Açores para 22 de março

Proteção Civil alerta para previsão de chuva em sete ilhas dos Açores

Presidente do Governo anuncia conclusão da certificação para a qualidade alimentar dos matadouros dos Açores

LREC realiza seminário de caraterização dos materiais de origem vulcânica dos Açores

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 




 

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal