principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Lajes do Pico , 30 de Junho de 2017

“Por muitos que sejam os desafios, temos de ter a confiança de os vencer”, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo manifestou-se convicto que os Açores têm capacidade para vencer os desafios com que estão confrontados, destacando o “sentido de parceria” entre o poder regional e local como uma das “grande forças” do desenvolvimento da Região nos últimos 40 anos.

 

“Por muitos que sejam os desafios que o presente e o futuro nos reserva, temos de ter a confiança e a consciência da nossa capacidade de os vencer, da mesma forma que os vencemos no passado”, afirmou Vasco Cordeiro, que falava quinta-feira na sessão solene comemorativa do 516.º aniversário do Concelho das Lajes do Pico.

 

Na sua intervenção, salientou que o contributo das entidades públicas para se ultrapassarem com sucesso estes desafios deve, também, ser pautado por um “elevado sentido de exigência e de rigor e com total e absoluta intransigência quando isso, porventura, não acontece”.

 

Vasco Cordeiro destacou o “sentido de parceria” que, sobretudo nos últimos 40 anos, se tem desenvolvido entre diversos níveis de poder, no caso concreto, o poder local e o poder regional.

 

“Uma parceria que se constrói quotidianamente, para que aqui, no concelho das Lajes do Pico, como em qualquer outro concelho da nossa Região, seja sempre possível criar as condições que favoreçam o desenvolvimento e o progresso económico e social”, sublinhou.

 

Esta parceria faz-se, cada vez mais, com a “consciência clara de que é nela que reside a grande força para o desenvolvimento dos Açores”, afirmou o Presidente do Governo, ao considerar que, do ponto de vista do poder regional, as intervenções incluem o investimento em infraestruturas, mas também a implementação de políticas setoriais com impacto concreto em toda a Região.

 

Nesse sentido, Vasco Cordeiro apontou os exemplos da nova escola das Lajes, da ampliação do Lar de Idosos da Piedade, da beneficiação do Centro de Saúde das Lajes, da melhoria da operacionalidade do Aeroporto do Pico, da melhoria das acessibilidades marítimas e do relançamento de novos setores, como é o caso da vinha e do vinho.

 

Ao nível do turismo, o Presidente do Governo sublinhou que este setor, no Pico, tem dado sinais claros de acompanhar o crescimento que se verifica na Região, caso do número de dormidas que, em 2016, cresceu mais de 14 por cento face ao ano anterior, sendo que, nos primeiros quatro meses deste ano, já registou um aumento de seis por cento.

 

“Faço referência a este trabalho não com a intenção de transmitir a ideia de que nada mais há a fazer. É importante que, quer a nível regional, quer a nível autárquico, tenhamos sempre a consciência dos desafios que ainda falta vencer e daquilo que ainda temos de melhorar”, destacou.

 

Nesta sessão solene, em que foram distinguidas várias instituições e personalidades, entre as quais Carlos César, com a Chave de Honra do Município das Lajes, Vasco Cordeiro realçou o “cuidado e o interesse que agora, nas funções de deputado à Assembleia da República, tem manifestado em relação à nossa Região e aos desafios com que estamos confrontados, assim como na forma como os podemos vencer”.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2017.06.29-PGR-SessãoSolenePico.mp3   17.1118.jpg 17.1119.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 22 de julho

Agenda do Governo Regional dos Açores para 22 e 23 de julho

Governo Regional promove visita de representantes da Makro Cash & Carry Portugal aos Açores

Governo dos Açores investe na requalificação de zonas costeiras em várias ilhas do arquipélago

Governo dos Açores cria linha de emergência para pessoas com problemas auditivos e da fala

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
 
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
 
 Linha Verde do Governo dos Açores - Ligue 800 207 255
Rede Prestige Azores
 
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal