principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Administração
Agricultura e Floresta
Ambiente
Ciência e Tecnologia
Comércio
Comunidades
Cooperativismo
Cultura
Desporto
Direitos
Educação
Eleições
Emprego
Encerrar uma empresa
Energia
Estatística
Estatísticas e indicadores
Financiamentos e incentivos
Habitação e Equipamentos
Impostos
Incentivos
Indústria
Informação Empresas
Iniciar uma empresa
Inspecção Económica
Juventude
Lazer e Utilidades
Legislação
Licenciamentos
Pescas
Protecção Civil
Saúde
Segurança Social
Transportes
Turismo

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 6 de Setembro de 2019

Plano e Orçamento para 2020 vai potenciar mudança que tem estado a acontecer nos Açores nos últimos anos, anuncia Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo garantiu hoje que a proposta de Plano para 2020 pretende dar resposta aos desafios que se colocam à Região, face à mudança que se verificou nos Açores em relação ao início desta legislatura, e anunciou que o próximo Orçamento vai permitir o aproveitamento integral dos fundos do atual Quadro Comunitário de Apoio.

 

“Este será o Plano que concluirá esta legislatura. O dia de hoje, com as posições que foram expressas pelos parceiros sociais e partidos políticos, é bem elucidativo das mudanças que os Açores sofreram ao longo destes quatro anos”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

Após ter recebido, ao longo de todo o dia, os vários parceiros sociais e os partidos políticos com vista à preparação das propostas de Plano e Orçamento para o próximo ano, o Presidente do Governo adiantou que a Região enfrenta atualmente “desafios diferentes e novos” daqueles que se verificavam há quatro anos em áreas como o Turismo, a Habitação e o Emprego, entre outras.

 

“Há quatro anos discutia-se como conseguiríamos trazer mais turistas para a Região e tornar esse crescimento em algo consistente. Hoje o desafio é como é que lidamos, nos mais variados aspetos, como o aumento que se verifica do ponto de vista do acesso à nossa Região”, destacou.

 

Segundo disse, no caso da Habitação, no início da legislatura, o grande desafio tinha a ver com a recuperação do parque habitacional, enquanto atualmente é necessária uma “atenção a este setor” para dar resposta à capacidade que as famílias têm de quererem, legitimamente, a sua habitação.

 

Ao nível do mercado de trabalho, Vasco Cordeiro destacou o desafio atual de também dar resposta à procura crescente de mão-de-obra em determinadas áreas, assim como à criação de emprego qualificado e melhor remunerado, apontando os exemplos do Terceira Tech Island, do Space Port, em Santa Maria, e dos projetos ligado ao Mar na ilha do Faial.

 

Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Executivo açoriano recordou, por outro lado, que 2020 será o ano da conclusão do atual Quadro Comunitário de Apoio, salientando que o próximo Plano e Orçamento permitirá cumprir o compromisso do aproveitamento integral dos fundos comunitários que estiveram e estão à disposição da Região.

 

“Isso é particularmente significativo, não por aquilo que significa apenas do ponto de vista de utilização desses recursos financeiros, mas por aquilo que isso significa para os Açorianos nas várias áreas, como a Saúde e a Educação, mas também da competitividade das nossas empresas”, destacou.

 

Após ter recebido a Federação das Pescas dos Açores, a Federação Agrícola dos Açores, a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, a UGT/Açores, a CGTP-IN/Açores, o BE, o PCP, o CDS/PP, o PSD e o PS, Vasco Cordeiro salientou que os documentos que o Governo apresentará à Assembleia Legislativa prosseguem, assim, a estratégia da sustentabilidade económica, social e ambiental da Região.

 

“A sustentabilidade de mantermos uma trajetória de crescimento sólida e consolidada que se traduza, como se traduziu nestes quatro anos, em melhorias que se repercutem na vida das pessoas é uma das traves-mestres deste Plano para 2020”, referiu o Presidente do Governo.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.09.06-PGR-AudiçõesPlanoOrçamento.mp3   19.6139.jpg 19.6140.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 de outubro

Vasco Cordeiro felicita Ana Margarida Filipe pela conquista de quatro medalhas em competição mundial

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de outubro

Atividade física e viver sem fumo são essenciais na prevenção das doenças respiratórias, afirma Teresa Machado Luciano

CRPM expressa solidariedade com os Açores na sequência do furacão Lorenzo

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
 Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal