principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 6 de Setembro de 2019

Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico vence prémio europeu

O Presidente do Governo anunciou que a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico foi distinguida hoje, na Alemanha, com o European Garden Award, obtendo o primeiro prémio na categoria de ‘Melhor Desenvolvimento de uma Paisagem Cultural de Relevância Europeia’.

 

“Hoje é um excelente dia para salientar este compromisso com a sustentabilidade ambiental na Região. A Paisagem Protegida da Vinha da Ilha do Pico ganhou o European Garden Award, um prémio europeu que distingue medidas e políticas de preservação cultural e de paisagem de grande relevância”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Governo salientou ainda que a atribuição deste prémio europeu à ilha do Pico e aos Açores constitui mais uma expressão prática da orientação estratégica que tem sido seguida “de podermos, preservando e salvaguardando o ambiente, mobilizar um dos principais ativos para ajudar ao desenvolvimento da nossa Região”.

 

Os European Garden Award são atribuídos bienalmente pela EHGN - European Garden Heritage Network, uma rede que integra parceiros de 14 países europeus - Alemanha, Bélgica, França, Reino Unido, Holanda, Itália, Suécia, Dinamarca, Irlanda, Áustria, Polónia, Portugal, Espanha e Rússia.

 

A seleção dos vencedores é feita por um júri internacional composto por peritos dos países que integram a rede e as indicações baseiam-se na implementação e gestão inovadoras, nos aspetos de desenvolvimento urbano, na sustentabilidade, na qualidade dos serviços aos visitantes, com o objetivo de que os projetos vencedores sirvam de inspiração e modelo para outros projetos.

 

A categoria de ‘Melhor Desenvolvimento de uma Paisagem Cultural de Relevância Europeia’ premeia políticas, medidas ou intervenções de grande escala que promovam a salvaguarda dos valores naturais e culturais e a qualificação de paisagens culturais relevantes, contribuindo para a revitalização do território.

 

No caso concreto do Pico, reconheceu um conjunto de políticas públicas com incidência territorial que, pelo seu caráter estruturante, promoveram a reversão do abandono das vinhas e da degradação da paisagem e possibilitaram a sua transformação numa paisagem vitícola viva, com caraterísticas únicas e uma crescente relevância económica e social, no contexto de uma área protegida.

 

O dado mais evidente é o facto de, atualmente, a área de vinha em currais na Paisagem da Cultura da Vinha do Pico em produção ascender a mais de 700 hectares, prevendo-se que, em breve, a área total de produção ultrapasse os 800 hectares, quase sete vezes a área em produção no ano de 2004.

 

Os vencedores foram anunciados hoje numa cerimónia realizada na Fundação Schloss Dyck, em Dusseldorf, na Alemanha, tendo o prémio sido recebido pelo Diretor do Parque Natural do Pico e do Gabinete Técnico da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, Manuel Paulino Costa.

 

A Paisagem Protegida da Cultura da Vinha da Ilha do Pico foi classificada como área protegida em 1996 e aprovada pela UNESCO a sua inscrição na lista do Património Mundial em 2004.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.09.06-PGR-PremioPico.mp3   19.6138.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Tourism Creative Factory chega aos Açores pela primeira vez

Marta Guerreiro afirma que Festival do Ananás permite potenciar e divulgar a história desta “marcante” cultura

Plano de ação para melhorar a valorização da carne dos Açores concluído até ao final do ano, revela João Ponte

Vasco Cordeiro defende envolvimento das comunidades no desígnio de garantir sustentabilidade do Mar dos Açores

Agenda do Governo Regional dos Açores para 15 de setembro

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 

 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal