principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Pico , 5 de Outubro de 2017

Nova fábrica da Leite Montanha cria as condições para a sustentabilidade do setor leiteiro no Pico, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo inaugurou hoje as obras de remodelação da fábrica da cooperativa Leite Montanha, um investimento de cerca de 1,6 milhões de euros que cria as condições para garantir a sustentabilidade do setor leiteiro na ilha do Pico.

“É de elementar bom senso reconhecer que não podemos ficar por aqui. Realizámos este investimento, estamos a dar condições para o futuro do setor leiteiro da ilha do Pico, mas interessa agora passarmos às fases seguintes, de valorização do produto e da existência de matéria-prima para que esta fábrica possa funcionar”, afirmou Vasco Cordeiro.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo salientou que interessa que todos estejam particularmente atentos à forma como, através do investimento nesta fábrica, “podemos colocar o setor leiteiro da ilha do Pico definitivamente no caminho da sustentabilidade, do crescimento e da valorização”.

 

A importância desta inauguração reside também, segundo Vasco Cordeiro, no processo que a antecedeu, recordando o compromisso, reafirmado várias vezes e em várias circunstâncias, e que se resumiu na expressão “a Lacto Pico não caiu, a Lacto Pico não cairá”.

 

“No fundo, traduzia-se numa conjugação de vontades, imprescindível e essencial, entre os produtores, a cooperativa e o Governo dos Açores. Hoje, damos um passo concreto e objetivo no cumprimento deste compromisso”, destacou.

 

De acordo com o Presidente do Governo, é necessário, porém, ter a consciência que o setor leiteiro da ilha do Pico e a Cooperativa Leite Montanha ainda se confrontam com “muitos e grandes desafios”.

 

O Presidente do Governo recordou que a solução assumida para o setor leiteiro do Pico passou pelo envolvimento tripartido da indústria, na valorização dos produtores e na atenção ao seu rendimento, dos próprios produtores, na garantia de matéria-prima para a cooperativa funcionar, e do Governo, que esteve ao lado do setor na realização dos investimentos necessários para dar viabilidade.

 

“Foi isso que fizemos e é isso que continuaremos a fazer, com a consciência clara de que somos apenas uma das partes da solução e do futuro do setor leiteiro da ilha do Pico”, frisou Vasco Cordeiro, ao salientar que este investimento de 1,6 milhões de euros é mais um esforço, a somar a tantos outros esforços dos produtores de leite, dos trabalhadores e da cooperativa, para viabilizar o setor.

 

O Presidente do Governo destacou, por outro lado, a lucidez e a disponibilidade demonstradas pela Lactaçores para ser parte da solução do setor leiteiro da ilha do Pico.

 

“Houve e há, da parte da Lactaçores, a disponibilidade, o empenho e o esforço para ajudar a dar esta sustentabilidade ao setor leiteiro na ilha do Pico”, afirmou Vasco Cordeiro.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2017.10.05-PGR-CooperativaLeitePico.mp3   17.1511.jpg 17.1512.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Sismo sentido nas Furnas, em S. Miguel

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 de outubro

Governo dos Açores destaca extraordinário trabalho de produtores e empresários ao nível da cultura da vinha

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 e 22 de outubro

Laboratório Regional de Engenharia Civil transmite seminário da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
 
 
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
 
 
Rede Prestige Azores
 
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal