principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Administração
Agricultura e Floresta
Ambiente
Ciência e Tecnologia
Comércio
Comunidades
Cooperativismo
Cultura
Desporto
Direitos
Educação
Eleições
Emprego
Encerrar uma empresa
Energia
Estatística
Estatísticas e indicadores
Financiamentos e incentivos
Habitação e Equipamentos
Impostos
Incentivos
Indústria
Informação Empresas
Iniciar uma empresa
Inspecção Económica
Juventude
Lazer e Utilidades
Legislação
Licenciamentos
Pescas
Protecção Civil
Saúde
Segurança Social
Transportes
Turismo

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 28 de Fevereiro de 2019

Memorando de Entendimento internacional demonstra ambição e liderança dos Açores na gestão do Mar, garante Vasco Cordeiro

O Governo dos Açores assinou hoje um Memorando de Entendimento com as Fundações Oceano Azul e Waitt que prevê várias medidas de preservação e gestão sustentável do Mar, uma parceria que Vasco Cordeiro garantiu ser mais um exemplo da liderança e da ambição da Região nesta área.

 

“Este é um assunto de importância vital para a Região Autónoma dos Açores e três ideias constituem a nossa motivação neste projeto: liderança, ambição e futuro”, assegurou o Presidente do Governo, que falava na cerimónia que formalizou esta parceria internacional e que decorreu no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial.

 

Entre outras medidas, o Memorando de Entendimento prevê a implementação de novas áreas marinhas protegidas, abrangendo 15% da Zona Económica Exclusiva dos Açores, o que representa uma área de cerca de 150 mil quilómetros quadrados, a atualização e implementação dos planos de gestão destas áreas, o desenvolvimento de abordagens inovadoras que contribuam para uma gestão sustentável das pescas, a conciliação dos vários usos do Mar e a implementação de um programa de literacia azul, abrangendo, em especial, os mais jovens.

 

Segundo disse, os Açores assumem uma posição de liderança, não só relativamente à sua localização geográfica, mas também ao nível da dimensão do seu Mar, cerca de um milhão de quilómetros quadrados, que representa uma área equivalente ao território da Alemanha e da França em conjunto.

 

“Liderança também naquilo que a nossa Autonomia Político-Administrativa, desde 1976, permitiu que os Açores alcançassem, sendo pioneiros num conjunto de áreas, com uma preocupação muito presente com a conservação e a gestão sustentável de recursos”, sublinhou o Presidente do Governo, ao destacar a “relação genética e umbilical que há entre os Açorianos e o Mar”.

 

Vasco Cordeiro salientou que, ao longo destes mais de 40 anos, os Açores têm sido pioneiros na criação de áreas marinhas protegidas, um trabalho que continua a decorrer, assim como num conjunto de medidas de restrição de determinadas artes de pesca, apoiadas e alicerçadas, em grande medida, na investigação desenvolvida pela Universidade dos Açores.

 

“Uma liderança que não é vista de forma exclusiva ou por oposição. Nós acreditamos que, com esta liderança dos Açores, estamos também a contribuir para a liderança do nosso país nestas áreas”, preconizou Vasco Cordeiro.

 

Na sua intervenção, o Presidente do Governo sublinhou, por outro lado, a ambição do Executivo nesta área, alegando o inconformismo em relação àquilo que já foi possível aos Açores alcançarem na gestão sustentável do Mar.

 

“Este é um ponto de partida. Estamos inconformados com aquilo que já alcançamos e achamos que é possível fazer mais e melhor, alicerçados na perspetiva da importância destas áreas, mas também pelo facto do trabalho que já fizemos abrir novos horizontes”, caso da parceria agora firmada com as duas fundações, disse.

 

“Estamos comprometidos com este projecto 'Blue Azores', que, do ponto de vista do Governo dos Açores, constitui uma aposta estratégica para o nosso futuro”, assegurou Vasco Cordeiro, para quem é preciso, também, ter a humildade de reconhecer que, neste processo, “muitos serão os obstáculos”.

 

Nesta cerimónia, o Presidente do Governo defendeu, por outro lado, a necessidade de transpor o interesse coletivo plasmado neste Memorando de Entendimento para o interesse individual de cada um daqueles vivem do mar na Região.

 

“É preciso que o pescador, que não está aqui nesta sala, perceba que o que aqui estivemos a fazer vai resultar num benefício para a sua vida”, sublinhou Vasco Cordeiro.

 

“Se formos capazes, seja através da educação, seja através da criação de medidas que demonstrem essa vantagem para o interesse coletivo, mas também para o interesse daqueles que, do mar, fazem a sua vida, temos condições para que esta aposta e este projeto se prolongue no tempo”, referiu o Presidente do Governo, que manifestou confiança na capacidade dos diversos parceiros do setor em assumirem que este é o caminho.

 

“Em boa verdade, já o têm o feito. Já tem sido possível construir nos Açores, sem a imposição da lei, com base na vontade dos nossos pescadores, áreas de proteção, o que constitui uma garantia de que a utilidade, a importância e o sentido estratégico dessa abordagem tem condições para perdurar no futuro”, concluiu Vasco Cordeiro.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.02.28-PGR-MoU.mp3   19.4642.jpg 19.4643.jpg 19.4644.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal