principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 28 de Novembro de 2019

Mais 1.000 famílias com apoio à renda e mais 150 novos lotes para habitação própria em 2020, anuncia Presidente do Governo

O Presidente do Governo anunciou hoje, na Assembleia Legislativa, que, no próximo ano, vão ser disponibilizados apoios para a construção de habitação própria em 150 lotes em várias ilhas da Região, assim como alargado a mais 1.000 famílias dos Açores o apoio ao pagamento das suas rendas.

 

“No próximo ano, para além de apoiar a construção de habitação própria em 150 lotes que serão cedidos pelo Governo e que se encontram em várias ilhas, alargaremos o apoio ao pagamento de renda a mais 1.000 famílias, procurando desta forma, não substituirmo-nos ao seu esforço, mas sim ajudá-las a ter uma habitação”, adiantou Vasco Cordeiro numa intervenção sobre o futuro da Região.

 

“Inquieta-me saber que há ainda famílias, que há casais jovens que procuram e têm dificuldades em encontrar uma habitação condigna, confortável e com custos ou encargos que consigam suportar. Da mesma forma que ajudámos cerca de 4.000 ao longo desta Legislatura, temos de ajudar essas famílias”, assegurou o Presidente do Governo.

 

No encerramento do debate sobre as propostas de Plano e Orçamento para 2020, o Presidente do Governo anunciou, por outro lado, que o Executivo vai avançar com o lançamento de um projeto-piloto de constituição de 50 famílias de acolhimento para idosos, combatendo a sua solidão e, simultaneamente, assegurando ou zelando pelos seus cuidados.

 

“É agradável constatar que, entre 2013 e 2018, aumentámos em mais 200% a capacidade de resposta nos lares residenciais para pessoas com deficiência, um crescimento que se verificou, também, nas respostas sociais para os nossos idosos, em que, por exemplo, só em Centros de Dia, se deu um aumento de mais 40% ao longo do mesmo período. Mas aflige-me saber que existem ainda idosos que estão nas suas casas, por vezes sem os devidos cuidados de saúde ou apoio médico e padecendo de solidão”, disse.

 

“É pelo inconformismo de querermos fazer mais, de querermos fazer melhor, também na área da Saúde, que, por exemplo, vamos avançar com o alargamento a toda a Região do projeto de levar os profissionais de saúde da área da reabilitação a casa dos doentes, intervindo ao nível das necessidades que decorrem da imobilidade, reduzindo internamentos evitáveis e, apoiando, simultaneamente, o doente, a família e ou o cuidador”, sublinhou.

 

Perante os deputados regionais, o Presidente do Governo recordou que, atualmente, nos Açores, há mais emprego, mais crescimento económico, mais investimento público e, sobretudo, mais investimento privado, mais oportunidades e mais confiança face ao futuro e à capacidade da sociedade açoriana em vencer os desafios com que está confrontada.

 

“Na economia, os Açores destacam-se pela positiva ao nível da criação de riqueza face às restantes regiões do País. A criação de riqueza pelos Açorianos é hoje a mais elevada de sempre. Temos hoje o maior número de Açorianos com trabalho desde que há registos, ou seja, desde 1985. Temos hoje mais cerca de 800 empresas em atividade do que no início desta legislatura. No Turismo, batem-se todos os recordes, quer ao nível de turistas, quer ao nível das dormidas, quer, ainda, ao nível dos proveitos”, sublinhou Vasco Cordeiro.

 

Segundo adiantou, no Rendimento Social de Inserção, durante esta legislatura, mais de 2.300 pessoas deixaram de necessitar dessa medida de apoio, sendo que, nos Açores, há 20 meses que se reduz o número das pessoas que dele necessitam e, facto bastante significativo, reduz-se de forma mais rápida do que no resto do País.

 

“Na Saúde, temos hoje um Serviço Regional de Saúde que, nas suas diversas componentes, produz mais, o mesmo é dizer, dá mais e melhores respostas aos Açorianos do que dava no início desta legislatura. Na Educação, estamos a fazer um trabalho progressivo e seguro de recuperação dos indicadores relativos ao sucesso escolar, e, por exemplo, no que se refere à educação pré-escolar, nunca nos Açores tantas crianças entre os 3 e os 5 anos estiveram a frequentar esse nível de ensino”, referiu o Presidente do Governo.

 

Relativamente ao setor primário, Vasco Cordeiro destacou que, na Agricultura, durante esta legislatura, foram fortalecidas as condições de produção dos agricultores, através de mais caminhos agrícolas requalificados, mais explorações com água corrente e mais explorações com eletricidade disponível, ao mesmo tempo que foram reforçadas as condições de comercialização e exportação dos produtos açorianos.

 

“Nas Pescas, durante esta Legislatura foi possível concretizar uma transformação segundo o lema que o nosso desafio deve ser, não tanto pescar mais, mais sim vender melhor com mais rendimento para os nossos pescadores”, sublinhou Vasco Cordeiro, ao salientar que estes resultados foram alcançados ao mesmo tempo que o Governo não prescindiu, nem colocou em causa, um dos “grandes ativos da nossa Autonomia, que é o de ter contas públicas em ordem e equilibradas”.


GaCS/PC
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  19.6989.jpg 19.6990.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Informação Relacionada:

Intervenção do Presidente do Governo  

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 9 e 10 de dezembro

Diretora Regional do Turismo sublinha Epic Trail Run Azores como “um grande evento desportivo açoriano”

Secretária Regional destaca investimento nos Bombeiros dos Açores

Casas dos Açores devem ser valorizadas e dinamizadas, afirma Diretor Regional das Comunidades

Projeto CREATOUR AZORES apresentado a 10 de dezembro

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal