principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Santa Cruz da Graciosa , 10 de Julho de 2018

Investimentos na torre de controlo e aerogare da Graciosa são exemplos de aposta na coesão regional, garante Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores anunciou hoje que a nova torre de controlo e a nova aerogare da ilha Graciosa, que representam um investimento global de cerca de 5,3 milhões de euros, constituem exemplos de uma “aposta muito concreta na coesão regional”.

 

“Estes investimentos não se esgotam apenas naquilo que eles significam do ponto de vista das intervenções físicas. Eles têm um sentido político que tem a ver com uma aposta muito concreta e muito precisa na coesão regional”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

O Presidente do Governo falava na apresentação do anteprojeto da obra de construção da nova aerogare da Graciosa, que decorreu após ter visitado as obras de construção da nova torre de controlo.

 

No início da visita estatutária à ilha, Vasco Cordeiro adiantou que estas duas obras permitem ainda tirar partido da nova dinâmica que, do ponto de vista económico, se vive também na Graciosa, com um crescimento muito significativo ao nível da mobilidade aérea.

 

“É disso que nós falamos quando criamos as condições aqui, na ilha Graciosa, à semelhança das outras ilhas, para, no domínio da mobilidade aérea, dar perspetivas de futuro”, destacou o Presidente do Governo, recordando que, nos últimos anos, o desenvolvimento das acessibilidades aéreas na Região foi vertiginoso, em termos da oferta de voos, mas também ao nível da resposta que essa oferta proporcionou de visitantes.

 

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro considerou que estes dois investimentos, à semelhança de outros nas várias ilhas, demonstram, por outro lado, que o Governo dos Açores está devidamente desperto para aquela que é a necessidade de adequar um conjunto de infraestruturas na Região aos tempos que correm.

 

“São investimentos que têm este sentido político de dizer que aqui vale a pena investir, não apenas do ponto de vista público, mas também criando as condições para que a economia privada reforce as condições para o seu sucesso”, disse.

 

Relativamente à nova torre de controlo, um investimento de cerca de 1,4 milhões de euros que ficará concluído no início do próximo ano, será dotada de moderna tecnologia, permitindo ainda juntar num único edifício vários serviços que estão dispersos nesta área do aeródromo da Graciosa.

 

No que tem a ver com a futura aerogare da Graciosa, que representa um investimento de cerca de 3,9 milhões de euros, pretende-se garantir melhores condições de conforto aos passageiros, reforçar significativamente a capacidade de operação, ao permitir despachar dois voos Dash Q400 em simultâneo, e dar cumprimento à regulamentação e recomendações da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC).

 

Este investimento incluirá, além da componente dos edifícios, todo o equipamento de rastreio e segurança, os arranjos exteriores, com a remodelação do parque de estacionamento, a demolição da aerogare atualmente existente e a instalação de uma central e rede de combate a incêndios.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2018.07.10-PGR-AerogareGraciosa.mp3   18.3107.jpg 18.3108.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Governo dos Açores defende quota conjunta de atum voador e patudo

Memória da Matriz de São Sebastião, na ilha Terceira, revisitada

Certificação para aviação civil reforça importância das Lajes para o desenvolvimento da Terceira e dos Açores, afirma Vasco Cordeiro

Intervenção do Presidente do Governo

Apreendidos mais de 300 quilos de goraz capturados de forma ilícita

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 

  





Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal