principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 29 de Novembro de 2017

Governo estrutura políticas para potenciar novo ciclo de desenvolvimento na Região, anuncia Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores garantiu hoje que o Executivo se apresenta inconformado face ao novo ciclo que se verifica na Região e anunciou uma série de medidas e políticas destinadas a reforçar o crescimento estrutural e o desenvolvimento no próximo ano.

 

“A este novo ciclo corresponde, também e sobretudo, uma reorientação da intensidade das políticas, com um claro reforço da componente de transformação estrutural” da Região, afirmou Vasco Cordeiro, no encerramento do debate parlamentar das propostas de Plano e Orçamento para 2018.

 

Segundo o Presidente do Governo, estas propostas chegaram à Assembleia “sob o signo de um novo ciclo de crescimento e de desenvolvimento”, como provam indicadores nas mais variadas áreas, caso do desemprego que, no primeiro trimestre de 2014, se situava acima da média nacional e era dos mais altos do país.

 

“Hoje, com os dados referentes ao 3.º trimestre de 2017, a taxa de desemprego na nossa Região, 8,2%, está abaixo da média nacional e é das mais baixas do país”, destacou Vasco Cordeiro, salientando que, em pouco mais de três anos, a população empregada aumentou com mais 13.300 Açorianos empregados e o número de desempregados caiu 53,8%.

 

O Presidente do Governo sublinhou ainda outros indicadores deste crescimento, caso do Turismo, que, face a 2012, demonstram que os Açores se aproximam do dobro no número de dormidas, cerca de dois milhões, enquanto os proveitos já ultrapassaram os 73 milhões de euros.

 

“Há apenas cerca de um ano atrás, em agosto de 2016, o preço médio do leite pago ao produtor caía para 25,5 cêntimos, o valor mais baixo dos cinco anos antecedentes. Em outubro deste ano, atingiu os 29,3 cêntimos, um crescimento superior a 10%”, destacou Vasco Cordeiro.

 

“A razão pela qual estamos hoje aqui é, desde logo, porque sabemos, que, mesmo nestes indicadores que vos referi e noutros, há Açorianos que ainda aguardam respostas, que confiam no seu, no nosso Governo, para terem uma resposta que os ajude a ultrapassar problemas ou a vencer os desafios com que estão confrontados”, disse.

 

Nesse sentido, Vasco Cordeiro anunciou o início, em 2018, da construção, em várias ilhas da Região, de mais de 100 fogos a rendas acessíveis destinados a contribuir para a satisfação das necessidades de habitação, desde logo, de casais jovens, assim como a criação, na ilha de São Miguel, nos próximos dois anos, de mais 100 vagas em lares de idosos, metade das quais deverão estar disponíveis já em 2018.

 

O alargamento do sistema do passe social às ilhas de São Maria, São Jorge, Graciosa, Faial, Pico e Flores, durante o 1.º trimestre de 2018, medida que permitirá reduzir o custo da utilização do transporte coletivo público de passageiros nessas ilhas, é mais um exemplo dessa consciência e desse trabalho, destacou o Presidente do Governo.

 

Na sua intervenção final, Vasco Cordeiro adiantou, também, que vai ser criado um Serviço de Proximidade e Acompanhamento das Explorações Leiteiras, que passa pela disponibilização de equipas multidisciplinares para acompanhamento, no terreno, das explorações leiteiras da Região, designadamente ao nível da gestão, sanidade e bem-estar animal, do melhoramento genético, da qualidade do leite, da qualidade e acondicionamento das silagens de milho e erva e do maneio animal e das pastagens.

 

Segundo disse, passada uma fase de verdadeira emergência, em que a prioridade foi a criação e a manutenção de emprego, “passamos a uma nova fase em que adicionámos, com importância crescente, uma prioridade mais estratégica e mais estrutural: a da qualidade do emprego”.

 

O Presidente do Executivo referiu também a relevância dos transportes marítimos para potenciar o mercado interno regional.

 

“Prevemos iniciar, no próximo ano, a construção de um navio ferry destinado a funcionar durante todo o ano, e com capacidade, não só para transportar passageiros, mas também carga rodada”, anunciou Vasco Cordeiro, para quem a entrada em funcionamento desse navio potenciará uma alteração estrutural da economia, no que a circuitos logísticos diz respeito, criando um mercado interno açoriano, eliminando fatores de constrangimento e bloqueio e tendo o potencial para modificar, de forma muito significativa, quer as ligações continente/Açores, quer interilhas.

 

Perante os deputados regionais, Vasco Cordeiro adiantou ainda que o Governo dos Açores vai, já a partir do próximo ano, disponibilizar aos jovens açorianos a Plataforma de Voluntariado Jovem, uma iniciativa desenvolvida em parceria com as instituições particulares de solidariedade social, e que visa aumentar a participação dos jovens em atividades de voluntariado, reforçando, também, a participação cívica da juventude no desígnio comum de uns Açores mais coesos e mais solidários.

 

Por outro lado, a integração plena dos Açores nos projetos do Atlantic International Research Center, a sedear na ilha Terceira, ou do Observatório do Atlântico, a sedear na ilha do Faial, são, igualmente, exemplos de como este novo ciclo se pretende também realizar com a construção de novas oportunidades de desenvolvimento alicerçadas no Conhecimento e na Inovação em matérias, como o Mar, o Clima, a Vulcanologia ou o Espaço, áreas em que a Região tem já uma posição que a cada dia se fortalece e consolida, salientou.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2017.11.29-PGR-PlanoOrçamento2018(1).mp3   17.1862.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Informação Relacionada:

Intervenção do Presidente do Governo

Últimas Notícias

Comissário Europeu da Agricultura manifesta vontade de visitar os Açores em 2018, após convite do Secretário Regional da Agricultura

Agenda do Governo Regional dos Açores para 18 de dezembro

Agenda do Governo Regional dos Açores para 18 e 19 de dezembro

Rui Bettencourt reafirma importância e valorização do “ativo estratégico” da Diáspora

Agenda do Governo Regional dos Açores para 17 de dezembro

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 
 
Consulta Pública Estratégia Regional de Combate à Pobreza e à Exclusão Social 2018 – 2028
 
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
 
 
Rede Prestige Azores
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal