principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Vila do Porto , 25 de Julho de 2018

“Caminho notável da Agricultura açoriana” não pode ser posto em causa pela proposta da Comissão Europeia, alerta Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo defendeu hoje que a Comissão Europeia deve alterar a sua proposta relativa ao Pilar II da Política Agrícola Comum (PAC) para o período pós 2020, condição essencial para que a Região mantenha um programa de desenvolvimento rural adequado às especificidades da sua agricultura.

 

“Nós consideramos que isso deve ser alterado, porque é condição para que a Região continue a definir um programa de desenvolvimento rural que possa ter em conta as nossas especificidades, a nossa realidade arquipelágica e que permita aos Açores terem a capacidade de decisão em relação aos investimentos, às áreas e às intervenções que consideram necessárias”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

Falando na apresentação do projeto de beneficiação do Caminho do Facho, em Santa Maria, um investimento superior a um milhão de euros, o Presidente do Governo adiantou que a questão que se coloca não se resume apenas à redução de verbas proposta, mas também tem a ver com a perspetiva da Comissão Europeia quanto à forma como se deve relacionar com as Regiões e com os Estados.

 

“Exatamente no Pilar II da PAC, aquele em que há uma maior capacidade de intervenção das Regiões, a proposta da Comissão é de reduzir o montante disponível. Isso não é aceitável, pelo sinal político que dá quanto a uma centralização em Bruxelas de decisões que têm de ter uma forte componente local, mas também com os montantes que constam da proposta”, alertou.

 

No segundo dia da visita estatutária à ilha de Santa Maria, o Presidente do Governo destacou ainda o caminho “absolutamente notável” que o setor agrícola fez nos últimos anos ao nível da quantidade e da qualidade, não apenas nos setores do leite e da carne, mas também do ponto de vista da diversificação agrícola.

 

“A Região tem um histórico - e isso comprova-se na componente dos fundos dirigidos à agricultura - de boa execução e de boa utilização destes fundos. No ProRural, já são mais de 13 mil candidaturas entregues”, adiantou Vasco Cordeiro, ao assegurar que o Governo dos Açores está “profundamente empenhado” neste processo.

 

“Estamos profundamente empenhados nesta luta e neste combate a favor da Agricultura açoriana e da nossa Região e são bem-vindos todos os que entendem que este é o momento de erguer a voz em defesa da agricultura”, sublinhou.

 

Depois de salientar que a Região já ultrapassou, com sucesso, o desafio de garantir as verbas do POSEI, Vasco Cordeiro referiu que estas opções políticas de Bruxelas influenciam decisivamente a capacidade que a Região tem para continuar a ter este histórico de boa execução e de boa utilização dos fundos comunitários.

 

Num investimento superior a um milhão de euros, a intervenção no Caminho do Facho será dividida em três fases, numa extensão de quase cinco quilómetros, o que melhorará significativamente o acesso a uma área com cerca de 300 hectares de pastagem, que abrange 30 explorações agrícolas.

 

“Naturalmente que este investimento no Caminho do Facho enquadra-se num esforço que temos feito de dotar esta ilha, à semelhança das restantes, das infraestruturas necessárias de apoio à atividade agrícola, ao nível de caminhos, de abastecimento de água e da eletrificação das explorações”, garantiu.

 

Nesse sentido, e em matéria de abastecimento de água às explorações agrícolas, o Presidente do Governo anunciou que a IROA tem orientações claras para preparar um plano de ação para um horizonte temporal de 10 anos, que visa garantir e acautelar as necessidades de abastecimento em Santa Maria e em toda a Região.

 

“A ilha de Santa Maria constitui um exemplo do que tem sido feito na Região ao nível do abastecimento de água. Só em 2018, o investimento que tem sido feito nesta componente ultrapassa os 1,5 milhões de euros”, disse Vasco Cordeiro, ao adiantar que, nos últimos 10 anos, o Governo dos Açores já investiu mais de 26 milhões de euros na rede de abastecimento ao setor agrícola.

 

Também ao nível dos caminhos, este esforço permitiu que a Região hoje disponha de uma rede de mais de 1.600 quilómetros, metade dos quais já pavimentados, em virtude dos 25 milhões de euros efetuados nos últimos 10 anos.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2018.07.25-PGR-CaminhoFacho.mp3   18.3220.jpg 18.3221.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 de abril

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 e 22 de abril

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 de abril

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 e 21 de abril

Projetos de Investigação&Desenvolvimento em contexto empresarial nos Açores representam investimento de 2 ME

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

 

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal