principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 31 de Julho de 2020

Arrancam as obras do Entreposto Frigorífico da Horta

O Governo dos Açores vai investir cerca de quatro milhões de euros na requalificação do Entreposto Frigorífico da Horta, no âmbito da estratégia de valorização das Pescas, que inclui as áreas das infraestruturas, da aplicação do conhecimento científico à sustentabilidade dos recursos e do reforço da qualificação dos pescadores, afirmou hoje Vasco Cordeiro.

 

O Presidente do Governo, que falava na cerimónia de lançamento da primeira pedra desta obra, salientou que as infraestruturas de apoio à pesca são um dos “pilares desta estratégia”, apontando o exemplo do investimento em vários entrepostos frigoríficos que tem sido concretizado com o objetivo de valorizar o pescado açoriano e reforçar o rendimento dos pescadores.

 

“Em todos os Grupos da nossa Região temos obras projetadas ou a decorrer em entrepostos frigoríficos”, sublinhou Vasco Cordeiro, ao adiantar que está já em funcionamento o Entreposto Frigorífico das Velas, estando em fase de arranque as obras de requalificação do Entreposto de Santa Maria.

 

Em breve será lançado o concurso para o Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores e, neste mês de julho, ficou concluído o projeto para a obra de beneficiação do Entreposto Frigorífico da Madalena.

 

No segundo dia da visita do Governo ao Faial, o Presidente do Governo salientou, por outro lado, que a valorização plena destes investimentos depende, em grande medida, da capacidade dos pescadores açorianos em “retirar todo o benefício” dos mesmos.

 

“É por isso que a formação profissional e a qualificação dos recursos humanos ligados à Pesca tem sido uma componente fundamental desta estratégia”, assegurou Vasco Cordeiro, ao adiantar que, nesta legislatura, já foram realizados cerca de 80 cursos de formação, abrangendo cerca de 750 pescadores, que viram, assim, reforçadas as suas qualificações, na perspetiva de “poderem retirar todo o benefício dos recursos, das infraestruturas e dos equipamentos” ao seu dispor.

 

Segundo disse, o conhecimento científico é outro dos pilares da estratégia regional para as Pescas, estando, neste momento, a decorrer um projeto-piloto, em parceria com o IMAR, para permitir que a “gestão dos recursos seja feita de forma ainda mais sustentável e mais rigorosa, com a vista a garantir o rendimento desta fileira no futuro”.

 

A requalificação do Entreposto Frigorífico da Horta prevê a criação de uma área para o processamento e transformação de pescado fresco, uma opção que se enquadra também nos objetivos previstos Plano de Valorização do Atum.

 

“Com esta capacitação de infraestruturas, temos condições para cumprir o objetivo de termos uma fileira da Pesca cada vez mais competitiva e, sobretudo, que possa trazer um reforço de rendimento aos pescadores”, salientou Vasco Cordeiro.

 

Depois de recordar que pesca do atum é muito volátil, o Presidente do Governo deu o exemplo da safra deste ano, que já rendeu quase três milhões de euros, correspondentes às cerca de 1.500 toneladas capturadas na Região, muito acima dos cerca de 750 mil euros e das cerca de 390 toneladas verificadas no mesmo período de 2019.

 

“Temos de nos preparar cada vez melhor para isso e não ficar dependentes da quantidade. É aqui que entram investimentos como este, com potencial à valorização do atum”, assegurou.

 

Além da zona de processamento de pescado fresco, o Entreposto Frigorífico da Horta vai dispor de duas câmaras de conservação de congelados com capacidade de 500 toneladas, dois tanques de salmoura para congelação com capacidade para 20 toneladas por ciclo, dois túneis de congelação com capacidade para 20 toneladas por ciclo e uma câmara de conservação polivalente com capacidade de 20 toneladas.

 

Está também previsto um espaço destinado à instalação da sede da Associação de Produtores de Atum e Similares do Açores (APASA).


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2020.07.31-PGR-EntrepostoHorta.mp3   20.8364.jpg 20.8365.jpg 20.8366.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Jardins do Palácio de Santana com animação musical nos sábados de Verão

Agenda para o Relançamento Social e Económico propõe 250 medidas para “tornar os Açores melhor preparados para o futuro”, afirma Vasco Cordeiro

Agenda do Governo Regional dos Açores para 8 e 9 de agosto

Museu da Graciosa promove mostra sobre Festas do Senhor Santo Cristo

Governo dos Açores lança concurso para cedência de 44 lotes infraestruturados na Região

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal