principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Lajes das Flores , 3 de Outubro de 2019

“Aquilo que precisa de ser feito já está ser feito” para assegurar o abastecimento às Flores, garante Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo garantiu hoje que “aquilo que precisa de ser feito já está a ser feito” para assegurar à população das Flores o abastecimento de víveres e combustível, na sequência dos elevados estragos provocados no porto comercial das Lajes pelo furacão Lorenzo.

 

“São visíveis todas as dificuldades que a destruição deste porto acarreta para as Flores, mas é necessário ter presente que o que precisa de ser feito está já a ser feito, no sentido de garantir o abastecimento à ilha de víveres, géneros e combustível, com uma solução que, obviamente, tem em conta esta realidade”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

O Presidente do Governo falava aos jornalistas no Porto das Lajes das Flores, depois de ter acompanhado a visita que o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Viera, e o Ministro do Planeamento, Nelzon de Sousa, efetuaram esta manhã a esta infraestrutura, que sofreu danos significativos com a passagem do furacão Lorenzo.

 

“Há agora todo um trabalho que já se iniciou, e que exige o máximo de rigor, para fazer o levantamento exato daquilo que implica a reconstrução desta infraestrutura”, adiantou Vasco Cordeiro, ao assegurar que o Executivo está determinado em “avançar rapidamente para os trabalhos de recuperação dos efeitos desta calamidade”.

 

“Aquilo que precisa de ser feito já está a ser feito, seja na componente de regular o consumo, seja na componente de avaliar o estado em que se encontra a baía do porto das Lajes para a circulação de embarcações, seja ainda no planeamento de uma solução alternativa para abastecimento de combustível e géneros à ilha das Flores”, referiu.

 

Segundo disse, face a esta situação excecional, vários departamentos do Governo dos Açores estão a trabalhar na “melhor solução possível para servir os Florentinos, garantindo que não faltam os bens essenciais” no Grupo Ocidental.

 

De acordo com o Presidente do Governo, a expectativa é que, ainda hoje, chegue à ilha das Flores uma equipa da Portos dos Açores que fará uma primeira avaliação da situação e dos danos, à semelhança do que está também a ser realizado em outras infraestruturas portuárias da Região.

 

“O essencial é ter uma estimativa que deve ser rigorosa, que não deve ser precipitada. É assim que estamos a fazer e é isso que garante a melhor resposta possível às necessidades das pessoas”, assegurou Vasco Cordeiro, ao destacar ainda que a visita dos Ministros Adjunto e da Economia e do Planeamento às ilhas das Flores e do Faial constitui “uma mensagem que é forte, do ponto de vista da solidariedade e da prontidão com que a República se disponibiliza a ajudar a Região nestes momentos mais exigentes”.

 

Relativamente à declaração de crise energética, Vasco Cordeiro adiantou que esta medida, publicada hoje, visa exatamente garantir que não falta combustível na ilha, no sentido de regular o seu consumo e, por essa via, garantir que as reservas são suficientes até à concretização de uma solução.

 

“Também aqui é necessário serenidade e tranquilidade para que as coisas sigam o seu termo, tendo nós bem presente a urgência desta situação”, afirmou Vasco Cordeiro.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.10.03-PGR-VisitaPorto.mp3   19.6343.jpg 19.6344.jpg 19.6345.jpg 19.6346.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Presidente do Governo inaugura residência para doentes deslocados na ilha Terceira que é exemplo de coesão social

Governo Regional e Casa dos Açores do Norte apoiam utentes em tratamento em comunidade terapêutica no continente

Turismo na Terceira tem desafios, mas tendência dos últimos anos é de fortalecimento do setor, afirma Vasco Cordeiro

Agenda do Governo Regional dos Açores para 23 e 24 de outubro

Governo dos Açores reforça competências técnicas do Laboratório Regional de Veterinária, anuncia João Ponte

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
 Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal