principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 7 de Janeiro de 2019

“2019 será um ano particularmente desafiante e aliciante para a Autonomia”, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo afirmou que 2019 será um ano particularmente desafiante e aliciante para a Autonomia Regional, destacando a importância de serem os Açorianos a definirem qual deve ser o caminho a seguir pela Região nestas matérias.

 

“Há um conjunto de matérias, um conjunto de aspetos e - porque não dizê-lo - de posições a que temos assistido que fazem prever que 2019 será, particularmente, desafiante e aliciante nesta luta, que não é nova, pela nossa Autonomia, pela capacidade de sermos nós a decidirmos, através das nossas instituições democráticas, o que queremos para a nossa Região”, salientou Vasco Cordeiro.

 

O Presidente do Governo falava este domingo na Receção de Ano Novo aos representantes consulares e às autoridades civis, militares e religiosas dos Açores, que, tradicionalmente, decorre no Palácio de Santana, em Ponta Delgada, no Dia de Reis.

 

No brinde de Ano Novo, Vasco Cordeiro referiu que, entre estas matérias, está a questão relativa aos “poderes que a Região deve ter sobre o Mar que é, desde logo, nosso”.

 

“Acreditamos que, neste ano de 2019, chegará à Assembleia da República uma anteproposta de lei apresentada pelo Governo dos Açores, em julho de 2018, na Assembleia Legislativa exatamente para disciplinar esta matéria”, sublinhou.

 

Na sua intervenção, o Presidente do Governo apontou ainda os exemplos das questões relativas à carreira dos professores e aos poderes e às prerrogativas da Região no âmbito das indústrias aeroespaciais, nomeadamente ao “nível do grande potencial que tem Santa Maria”.

 

“A importância que estas matérias têm para a nossa Região tem a ver com aquilo que elas significam quanto à capacidade de serem os Açorianos a definirem, nos Açores, aquilo que, num conjunto variado de matérias, entendem que deve o caminho a seguir”, destacou Vasco Cordeiro.

 

Depois de recordar que 2019 será, também, ano de eleições para o Parlamento Europeu e para a Assembleia da República, o Presidente do Governo realçou que, a nível interno, este novo ano apresentará “muitos e grandes desafios” nas mais variadas áreas.

 

Nesse sentido, apontou o desafio de, em 2019, se alcançar uma economia cada vez mais forte, capaz de gerar mais e melhor emprego e capaz de proporcionar o surgimento de empresários cada vez mais fortes.

 

Nesta receção de Ano Novo, o Presidente do Governo deixou, assim, os votos que as entidades públicas e privadas da Região tenham a determinação para encarar de frente os desafios que se vão apresentar ao longo deste ano.

 

“A determinação e a resiliência de ultrapassarmos as dificuldades e a lucidez de percebermos todos a melhor forma, para além do trabalho e do contributo para fazermos florescer e progredir os nossos interesses legítimos, para contribuirmos para o desenvolvimento da nossa terra”, concluiu o Presidente do Governo.


GaCS/PC
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2019.01.06-PGR-ReceçãoAnoNovo.mp3   19.4241.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Vasco Cordeiro manifesta “disponibilidade e interesse” em manter colaboração com Conselho de Ilha de São Miguel

Investimento privado na ilha do Faial próximo dos 20 milhões de euros

Museu de Angra do Heroísmo promove ateliê de manualidades

Esclarecimento do Governo dos Açores (CORREÇÃO)

Museu das Flores inaugura exposição "Visões - o interior do olho humano"

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

 

Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal