principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Angra do Heroísmo , 15 de Setembro de 2009

Carlos César anuncia redução das tarifas aéreas inter-ilhas

O presidente do Governo dos Açores disse esta tarde que as tarifas do transporte aéreo inter-ilhas vão baixar entre 15 e 19 por cento já no próximo dia 1 de Outubro.

 

O objectivo é o de, em consonância com a remodelação da frota da SATA Air-Açores, prosseguir a diminuição das tarifas do transporte aéreo, na sequência do que vem acontecendo desde que Carlos César assumiu a presidência do Governo Regional, em 1996.

 

Por outro lado, o executivo quer melhorar, globalmente, a eficiência das redes de transportes, de forma a haver menos barreiras no transporte de mercadorias dentro da Região e para o exterior e, ainda, a proporcionar, no próximo ano, um novo aumento do número de passageiros transportados por via marítima.

 

Carlos César, que recebeu, durante todo o dia, representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Regional e das centrais sindicais – em audições sobre o Plano de Médio Prazo e o Orçamento para 2010 – frisou que o sector dos transportes é uma das prioridades sobre as quais solicitou, aos seus interlocutores de hoje, propostas concretas que possam ser contempladas nos dois documentos.

 

Outra área referida pelo presidente do Governo é o do emprego. Face ao ligeiro aumento do desemprego, “temos o desafio estrutural da qualificação e da adaptação dos trabalhadores ao mercado de emprego”, de modo a dotar os açorianos na situação de desemprego de maiores possibilidades de alcançarem mais e melhor emprego.

 

Uma terceira área em que foram solicitadas propostas aos partidos e parceiros sociais foi o do modelo de desenvolvimento dos Açores. Carlos César afirmou que, para o Governo, é fundamental dar ênfase maior aos sectores do turismo, da agricultura e da economia relacionada com o mar.

 

“Aí, nós entendemos que estamos a apostar nos nossos recursos, que estamos a reter mais-valias na Região e que estamos a enriquecer o nosso tecido produtivo e a dar maior sustentabilidade ao nosso desenvolvimento”, enfatizou, acrescentando ter pedido propostas que consolidem o percurso que tem vindo a ser seguido.

 

Carlos César revelou ter também solicitado aos seus interlocutores que dêem força ao Governo na política que quer desenvolver de acompanhar as famílias nas suas dificuldades no sector da saúde, no sector da habitação e nas despesas escolares.

 

Por fim – e se se mantiverem o quadro financeiro e as garantias de finanças públicas existentes – o presidente do Governo assegura que vai ser possível continuar um percurso que tem permitido à Região crescer mais do que a média da União Europeia.

 

“Todos os anos, nestes últimos anos, temos crescido sempre mais, na nossa economia, do que a média da União Europeia e do que a média do país, o que prova que a política económica do Governo tem sido bem conduzida.”, concluiu.

 

Nesta primeira ronda de audições estiveram representantes do PPM, do BE, do PCP, do CDS/PP, do PSD, da CGTP e da UGT, estando marcadas para amanhã audições com a Federação das Pescas, com a Federação Agrícola e com a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores.


GaCS/CT
 
 
 
Anexos:  
2009.09.15-PGRnasAudiçõesPlanoOrçamento.mp3  
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal