principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Fall River , 23 de Agosto de 2008

Açores e Massachusetts assinam acordo histórico

Carlos César qualificou de “acto com um profundo significado histórico e político” a assinatura, esta manhã, em Fall River, do Acordo de Cooperação Açores-Massachusetts.

 

Falando em inglês, após ter rubricado o documento, conjuntamente com Deval Patrick, governador daquele estado norte-americano, o presidente do Governo dos Açores referiu a já longa relação de proximidade entre a Região e o Massachusetts – por via de uma emigração que levou milhares de açorianos à costa leste dos Estados Unidos, com todas as suas tradições, cultura e maneira de ser – para sublinhar que “este Acordo de Cooperação representa, afinal, uma manifestação de vontade politica que confirma uma ligação histórica inapagável”.

 

Carlos César manifestou a convicção de que, através de acordos como o que acabava de ser assinado, se contribuía para um aprofundamento de relações entre as entidades estaduais norte-americanas e regiões de toda a Europa e frisou que, “com este acto, não são apenas os Açores que fortalecem a sua cooperação com Massachusetts – é também Portugal que intensifica a sua ligação natural e estratégica com a nação norte-americana”.

 

“Este Acordo – enfatizou, ainda, o presidente do Governo dos Açores – consolida esses aspectos e abre novas perspectivas e possibilidades de afirmação, constituindo um testemunho público da vontade política e da amizade que nos une”.

 

E em mais uma prova desse espírito, Carlos César dirigiu ao governador Deval Patrick um convite para visitar os Açores, para fortalecer esta nova etapa entendimento tomando contacto com a terra-mãe de tantos milhares de seus concidadãos.

 

“Penso que, também em relação aos Açores e Massachusetts, se aplicam muito bem as palavras do presidente John Kennedy: “ A Geografia fez-nos vizinhos. A História fez-nos amigos”. Pois bem: cabe, hoje – ao governador do estado de Massachusetts e ao presidente da Região Autónoma dos Açores – honrar e perpetuar essas palavras”, concluiu Carlos César.

 

Recorde-se que, nos termos do acordo hoje assinado, os Açores e Massachusetts concordam em incrementar as trocas comerciais, a cooperação entre instituições ligadas à saúde, à educação e à cultura, bem como o investimento mútuo ou criação de “joint ventures” em sectores emergentes como a alta tecnologia, a tecnologia ambiental, as energias renováveis, a conservação de energia, a reciclagem, a redução da emissão de gases poluentes, a monitorização climática e a promoção turística.

 

As duas partes comprometem-se também a procurar novas áreas de cooperação, para o que prevêem encontros entre os respectivos representantes, visitas de delegações empresariais e simpósios e seminários nos dois lados do Atlântico.

 

Finalmente, fica também estabelecido que caberá a um grupo de representantes dos dois Governos a responsabilidade de identificar projectos ou programas específicos que possam contribuir para melhorar o acordo de cooperação.


GaCS/CT
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
20080823PGRassinaAcordoAoresMassachusetts.mp3   6703.jpg.JPG 6704.jpg.jpg 6705.jpg.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Governo dos Açores abre concurso para melhoramentos no Matadouro de S. Miguel e aquisição de equipamentos frigoríficos

Sismo de magnitude 2,0 sentido na Povoação, em S. Miguel

Proteção Civil alerta para agravamento do estado do tempo no Grupo Ocidental

João Ponte reafirma importância da manutenção e reforço financeiro do POSEI

Deslocação de médicos especialistas entre Açores e Madeira será fomentada, garante Rui Luís

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
 
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
 
 Linha Verde do Governo dos Açores - Ligue 800 207 255
Rede Prestige Azores
 
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal