principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Administração
Agricultura e Floresta
Ambiente
Ciência e Tecnologia
Comércio
Comunidades
Cooperativismo
Cultura
Desporto
Direitos
Educação
Eleições
Emprego
Encerrar uma empresa
Energia
Estatística
Estatísticas e indicadores
Financiamentos e incentivos
Habitação e Equipamentos
Impostos
Incentivos
Indústria
Informação Empresas
Iniciar uma empresa
Inspecção Económica
Juventude
Lazer e Utilidades
Legislação
Licenciamentos
Pescas
Protecção Civil
Saúde
Segurança Social
Transportes
Turismo

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Praia da Vitória , 29 de Janeiro de 2008

Inaugurado o parque de combustíveis da ilha Terceira

Carlos César presidiu, esta tarde, no porto da Praia da Vitória, à inauguração do TERPARQUE, um parque de combustíveis de 45 mil metros quadrados e com capacidade para 34 mil metros cúbicos de vários tipos de combustível, mandado construir pelas empresas BENCOM, SA e TERPARQUE, Lda.

 

O empreendimento – que beneficiou de condições criadas pela Secretaria Regional da Economia para que o Porto da Praia da Vitória apresentasse os espaços necessários e adequados à sua realização – representa um investimento de cerca de 33,4 milhões de euros, que recebeu um incentivo regional de 4,7 milhões, a fundo perdido, e um incentivo nacional de 2,9 milhões a título de empréstimo reembolsável.

 

Sublinhando a dimensão apreciável do capital privado envolvido e o impacto na reforma da logística do abastecimento de combustíveis, o presidente do Governo dos Açores salientou que o investimento feito evidencia, uma vez mais, a confiança que se deposita, em geral, no crescimento económico e no desenvolvimento regional.

 

Com o parque hoje inaugurado, a ilha Terceira passa a poder receber directamente do exterior os combustíveis necessários para o seu consumo; o Porto da Praia da Vitória ganha a possibilidade de abastecer todos os navios que o escalem e o Porto Pipas liberta-se da actividade de descarga de combustíveis, assumindo a sua vocação principal de porto de recreio náutico e de circulação de passageiros, bem como de espaço de actividades económicas projectadas em áreas como o entretenimento e o lazer.

 

E se fica também aumentada a segurança em temos de aprovisionamento e de abastecimento de combustíveis na Região Autónoma dos Açores, outros investimentos foram referidos por Carlos César como estando em curso.

 

São os casos das obras de construção do Parque de Jet-fuel na ilha do Pico, também apoiadas pelo Governo Regional e que permitirão, em Julho próximo, o abastecimento dos aviões no aeroporto daquela ilha; o aumento do terrapleno do Porto Comercial das Velas, cuja conclusão se prevê para Maio próximo e que proporciona a possibilidade de se reabilitar o parque de combustíveis de S. Jorge; e a deslocalização do Parque de Combustíveis da Pedreira do Meio, em Santa Clara, na ilha de São Miguel, a qual estará obrigatoriamente concluída até Julho de 2013.

 

Para o presidente do Governo, há que prosseguir, no entanto, os esforços na exploração das fontes renováveis de energia que estão ao dispor dos açorianos. A propósito, revelou que os Açores participam no desenvolvimento de um projecto abrangente – designado por “ Ilha Sustentável” – com a finalidade de maximizar os recursos endógenos e renováveis e manifestou satisfação pelo êxito do programa ProEnergia, através do qual centenas de famílias solicitaram apoio para instalação de painéis solares para aquecimento de águas sanitárias ou para instalação de recuperadores de calor.

 

“Sem perder de vista o futuro, temos que gerir o presente, no qual os produtos derivados do petróleo continuam a desempenhar um papel fulcral”, disse Carlos César, acrescentando que “com a concretização deste Parque de Combustíveis, em que o Governo cumpriu as suas obrigações de facilitação e de apoio, fica também cumprido mais um compromisso governamental.”


GaCS/CT
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2008.01.29-PGR-InauguraçãoTERPARQUE.mp3   5296.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Informação Relacionada:

Intervenção do presidente do Governo na inauguração do Parque de Combustíveis da Praia da Vitória

Últimas Notícias

Todas as ilhas dos Açores ficam abrangidas este ano pela Rede de Clubes de Programação e Robótica, afirma Gui Menezes

Governo dos Açores disponibiliza 4,2 ME para projetos na área da promoção, qualificação e monitorização da atividade turística

Agenda do Governo Regional dos Açores para 24 e 25 de janeiro

Novos equipamentos para os Bombeiros das Velas reforçam segurança no socorro, afirma Teresa Machado Luciano

Porto do Topo com condições para servir pescas e turismo em São Jorge, afirma Vasco Cordeiro

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 

 

 




 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal