principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Administração
Agricultura e Floresta
Ambiente
Ciência e Tecnologia
Comércio
Comunidades
Cooperativismo
Cultura
Desporto
Direitos
Educação
Eleições
Emprego
Encerrar uma empresa
Energia
Estatística
Estatísticas e indicadores
Financiamentos e incentivos
Habitação e Equipamentos
Impostos
Incentivos
Indústria
Informação Empresas
Iniciar uma empresa
Inspecção Económica
Juventude
Lazer e Utilidades
Legislação
Licenciamentos
Pescas
Protecção Civil
Saúde
Segurança Social
Transportes
Turismo

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Lisboa , 26 de Fevereiro de 2007

Presidente do Governo garante apoios regionais e comunitários a uma contínua modernização da indústria conserveira

O presidente do Governo Regional dos Açores assegurou hoje, em Lisboa, apoios regionais e comunitários a uma contínua modernização da industria açoriana de conservas de peixe, sublinhando que a actividade das quatro empresas do sector instaladas em cinco ilhas do arquipélago garante emprego a 800 pessoas e assume "papel fundamental" no escoamento da produção da frota pesqueira insular.

Na sessão pública de lançamento da nova imagem do atum "Bom Petisco", uma das principais marcas de conserva dos Açores, produzida pela COFACO, Carlos César anunciou, também, a continuação das ajudas à monitorização e salvaguarda, constantes e rigorosas, dos impactos, no ambiente, da actividade do sector.

Os apoios públicos tendentes à melhoria das condições de presença e competitividade da indústria conserveira açoriana, que labora 19 mil toneladas de atum por ano, são, igualmente, para manter, assegurou.

O presidente do Governo admitiu que as fábricas dos Açores, dada a sua ultraperificidade relativamente aos mercados de consumo, enfrentam algumas desvantagens, face às suas congéneres europeias, mas dispõem de alguns trunfos.

A industria açoriana de conservas "pode e deve fazer uso de algumas vantagens que lhe estão acessíveis e ainda por aprofundar mais, apostando, decididamente, na qualidade, na inovação e no mercado de produtos de topo de gama, fazendo face à concorrência internacional", considerou.

Segundo Carlos César, "a conserva produzida nos Açores pode e deve ser envolvida por uma tipicidade que lhe é favorável", explorando, em termos de promoção, o trabalho de qualidade realizado ao nível da transformação e o estatuto de "Friend of the Sea", ganho pelo método de "salto e vara" utilizado na captura do atum que constitui parte da sua matéria prima.

"O atum, quando trabalhado em fresco, confere às conservas açorianas características organolépticas próprias e reconhecidas pelos apreciadores, sendo, por isso, merecedor de um certificado de origem específico reconhecido pela Região", referiu, ao indicar que a espécie "quando trabalhada após congelação, desde que cumpra com as rigorosas normas comunitárias de higiene e controlo e que mantenha os elevados padrões de qualidade a que as conserveiras regionais têm habituado os seus consumidores, constitui, também, uma mais valia, geradora de riqueza para a Região e para o País".

Nesse enquadramento, beneficiado por um clima de "estabilidade institucional e de boa gestão das finanças públicas", com apoios governamentais conhecidos de todos, o sector regional de conservas "tem revelado pujança", considerou.

Tem conseguido garantir, apesar da variabilidade do volume das capturas de atum nos mares dos Açores, "uma gestão que tem preservado a sua capacidade produtiva e a qualidade da matéria-prima que adquire complementarmente", afirmou o chefe do executivo.

Numa intervenção em que se referiu, também, às várias fases por que passou a conservação dos produtos da pesca na Região, Carlos César destacou a importância da marca "Bom Petisco" passar a ser produzida em exclusivo nas fábricas das ilhas do Grupo COFACO.

Ao justificar a sua satisfação por tal opção, insistiu na aposta do Governo de assegurar tipicidade aos produtos dos Açores, integrando-se nesse objectivo o lançamento, também hoje, na ilha Terceira, da Carne dos Açores com Identificação Geográfica Protegida.

"O caminho que estamos a percorrer nos vários sectores da economia regional é este: produzir mais, produzir melhor, produzir com qualidade, e introduzir uma nova dinâmica operacional na nossa presença nos mercados seleccionados", especificou.

Além de Carlos César e dos administradores da COFACO participou, igualmente, na sessão, que decorreu na antiga Gare de Alcântara, o subsecretário regional das Pescas, Marcelo Pamplona


GaCS/AP
 
 
 
Anexos:   Imagens Adicionais:
2007.02.26-PGR-NovaImagemAtumBomPetisco.mp3   3258.jpg 
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Informação Relacionada:

Intervenção do presidente do Governo em Lisboa

Presidente do Governo na apresentação de nova imagem da marca de atum açoriano “Bom Petisco”

Últimas Notícias

Ana Cunha afirma que “não se preveem constrangimentos de maior” por causa da greve dos estivadores no Porto de Lisboa

Pequenas queijarias ajudam ao desenvolvimento dos territórios e contribuem para a notoriedade dos queijos dos Açores, afirma João Ponte

Vasco Cordeiro enaltece esforço de 12.500 Açorianos que apostaram no reforço das suas qualificações

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 e 21 de fevereiro

Projeto do Orçamento Participativo 'Quinta Mágica' avança para segunda fase

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 

 

 




 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal