principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
 

    

Introdução 

Discurso de Sua Excelência a Presidente da Assembleia Legislativa Regional
 
Discurso de Sua Excelência o Presidente do Governo Regional dos Açores [pdf]
[Áudio]

Saber mais sobre as Insígnias Honoríficas Açorianas

Decreto Legislativo Regional n.º 13/80/A - Dia da Autonomia dos Açores

 

 

   

 

 

 

 

Neste ano de 2020, a crise pandémica que atravessamos obriga a um repensar de   tantas celebrações a que nos habituámos, e assim também a um redesenho das comemorações deste dia maior da Região Autónoma dos Açores. Celebramos o Dia da Região a 1 de junho, com a agenda a decorrer maioritariamente à distância.

Por decisão da Assembleia Legislativa e do Governo, este ano, ao invés dos anos anteriores, não se realizará a cerimónia de imposição das Insígnias Honoríficas Açorianas com a presença de convidados, assim como o convívio das tradicionais sopas do Espírito Santo.

A cerimónia evocativa do Dia da Região deste ano inicia-se, às 11h00, com a intervenção do Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, seguindo-se a intervenção da Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Ana Luís.

A intervenção de Ana Luís será feita a partir da sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na cidade da Horta, enquanto que Vasco Cordeiro proferirá a sua intervenção no Palácio de Santana, na cidade de Ponta Delgada.
Os Hinos da Região Autónoma dos Açores e Nacional serão interpretados, em Angra do Heroísmo, pelo Coro Tibério Franco – Terra Chã.

Com a colaboração do serviço público de rádio e televisão, as duas intervenções serão transmitidas em direto pela RTP/Açores e pela Antena 1/Açores.

Os interessados podem também acompanhar, em direto, esta sessão solene no sítio da Internet da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, no endereço http://www.alra.pt/index.php/plenario-on-line.


Deram frutos a fé e a firmeza no esplendor de um cântico novo: os Açores são a nossa certeza de traçar a glória de um povo. 

Assim escreveu a poetisa Natália Correia na letra do Hino dos Açores, desenhando em palavras o desígnio que anualmente se comemora na Segunda-Feira do Espírito Santo, alicerçando o Dia da Região Autónoma dos Açores na principal festividade do Povo Açoriano.

A data, observada em toda a Região como feriado regional, celebra a "afirmação da identidade dos açorianos, da sua filosofia de vida e da sua unidade regional", consideradas "base e justificação da autonomia política que lhes foi reconhecida e que orgulhosamente exercitam".

O Dia da Região Autónoma dos Açores foi instituído pelo Parlamento açoriano em 1980 (Decreto Regional n.º 13/80/A, de 21 de Agosto) para comemorar a açorianidade e a autonomia. É a maior celebração cívica dos Açores.

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 



Medidas de Flexibilização de restrições na Região Autónoma dos Açores
Flexibilização
Flexibilização
Flexibilização
Flexibilização

 





 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal