principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Vasco Alves Cordeiro
 

Biografia
Vasco Alves Cordeiro

Nascido em: 28-03-1973

Vasco Alves Cordeiro nasceu a 28 de março de 1973. Passou a sua infância e adolescência na freguesia da Covoada, concelho de Ponta Delgada, no seio de uma família de lavradores e num meio essencialmente rural.

Depois de cumprir o ensino básico e secundário na Covoada e na cidade de Ponta Delgada, partiu para o continente, onde se licenciou, em 1995, em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

De regresso aos Açores, fez uma Pós-Graduação em Direito Regional, no âmbito da parceria entre a Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa e a Universidade dos Açores, no âmbito da qual apresentou a dissertação “A Dissolução dos Órgãos de Governo Próprio das Regiões Autónomas” (1998).

Realizou o seu estágio profissional no Conselho Distrital dos Açores da Ordem dos Advogados, tendo apresentado a dissertação “Breves Notas sobre a Deontologia Profissional do Advogado”.

Nos Açores, exerceu Advocacia, entre 1995 e 2003, e lecionou, em regime de substituição, a disciplina de Filosofia ao 11º ano de escolaridade na Escola Secundária Antero de Quental, em Ponta Delgada.

Em 1996, foi eleito Deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, tendo assumido, na VII Legislatura (2000/2003), o cargo de líder da bancada parlamentar do PS/Açores.

Enquanto deputado, foi, ainda, membro da Comissão Especializada Permanente de Economia (1996-1997), da Comissão Especializada Permanente de Juventude e Assuntos Sociais (1997-2000), da Comissão Eventual para a Revisão do Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores (1996-1998) e da Comissão Eventual para a Revisão da Lei Eleitoral da Região Autónoma dos Açores.

Em 2003 e 2004, desempenhou as funções executivas de Secretário Regional da Agricultura e Pescas do VIII Governo dos Açores. Entre 2004 e 2008, no IX Governo Regional, foi Secretário Regional da Presidência. Em 2008, foi o responsável pela pasta da Economia no executivo regional, funções que deixou, em abril de 2012, a seu pedido.

Enquanto Secretário Regional, esteve diretamente envolvido em dossiers de grande importância para a Região Autónoma dos Açores, como a defesa do Mar perante a liberalização decidida pela União Europeia, o contributo da Região para o Livro Verde sobre a Política Marítima Europeia, a reestruturação dos portos dos Açores, a estabilização da operação de transporte marítimo de passageiros e viaturas e a renovação da nova frota da SATA Air/Açores.

Nas funções executivas que desempenhou granjeou, também, experiência internacional ao representar os Açores em órgãos como o Comité das Regiões, a Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa, o Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa e a Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas da Europa.

A 1 de fevereiro de 2013 foi eleito, em Viena, Vice-Presidente para Europa da “R20 – Regiões de Ação Climática”, organização internacional sem fins lucrativos que promove a economia verde, assente na preservação do ambiente, na utilização de energias renováveis e na diminuição da emissão de gases de efeito de estufa.

A 18 de maio de 2013, foi eleito, em Paris, durante a Assembleia Geral, Vice-Presidente da Assembleia das Regiões da Europa.

Assumiu pela primeira vez, na Suécia, em setembro de 2014, a presidência da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM), tendo sido reeleito, por unanimidade, nas Assembleias-Gerais deste organismo que decorreram em Ponta Delgada e no Funchal, em 2016 e 2018, respetivamente.

É, desde fevereiro de 2020, Primeiro Vice-Presidente do Comité das Regiões.

Enquanto Deputado Regional do PS/Açores, esteve ligado a diplomas estruturantes para a Autonomia, ao integrar a Comissão Eventual para a Revisão do Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores e a Comissão Eventual para a Revisão da Lei Eleitoral da Região Autónoma dos Açores.

Vasco Cordeiro foi, também, Deputado Municipal em Ponta Delgada em 1997 e em 2001 e Porta-Voz da Bancada Municipal do PS em Ponta Delgada, entre 1998 e 2003.

Ao nível local, foi eleito Vogal da Assembleia de Freguesia de Covoada sucessivamente em 1997, 2001 e 2005 e desempenhou as funções de Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia entre 1997 e 2001.

Já a nível partidário, foi membro do Secretariado Regional do Partido Socialista dos Açores desde 1997 e foi Porta-Voz entre 2000-2003. Foi Presidente da Juventude Socialista dos Açores, entre 1997 e 1999.

Vasco Cordeiro foi eleito Presidente do PS/Açores em janeiro de 2013.

A 8 outubro de 2011, o Secretariado Regional e Comissão Regional do PS/Açores escolheram, por unanimidade, Vasco Cordeiro como o candidato do Partido Socialista à Presidência do Governo Regional nas eleições de outubro deste ano.

É casado com Paula Cristina e pai de dois filhos, Tomás, nascido em 2010, e António, nascido em 2013

Foi Presidente do XI Governo Regional dos Açores a partir de 06 de novembro de 2012.

Na sequência das eleições legislativas regionais de 16 de outubro de 2016, tomou posse como Presidente do XII Governo Regional dos Açores a 04 de novembro de 2016.




<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal