principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 8 de Novembro de 2018

Vasco Cordeiro defende importância de uma sociedade esclarecida e exigente na prevenção e combate a fenómenos de corrupção

O Presidente do Governo defendeu hoje, em Ponta Delgada, a importância de cidadãos esclarecidos e exigentes para a prevenção de fenómenos como a corrupção e a criminalidade económico-financeira, circunstância que deve ser colocada no âmbito da cidadania e da educação.

 

“Julgo ser muito importante que também se coloque esta temática no âmbito da educação e da cidadania, uma vez que, antes de suscitar a intervenção da Justiça, é exatamente no plano da cidadania que se deve situar a forma como, enquanto sociedade, lidamos com este fenómeno”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

Na sessão de abertura das V Jornadas Açorianas de Direito sobre o tema 'A Prova nos Crimes de Corrupção e nos Delitos Económico-Financeiros', o Presidente do Governo preconizou que colocar estes fenómenos neste plano, além de incutir em cada um dos cidadãos o desvalor e a censurabilidade desse tipo de comportamento, permite também uma sociedade de “cidadãos esclarecidos, participativos, vigilantes e exigentes, que dão, à partida, um contributo inestimável para o combate a este tipo de criminalidade”.

 

“Sou daqueles que pensa que a sociedade no seu todo e, em especial, através das suas instituições representativas, tem – é certo - dedicado tempo e recursos a lidar com a fase final deste fenómeno, mas julgo existir ainda uma considerável margem de progressão para uma ação que, no âmbito da cidadania, leve à efetiva prevenção” deste tipo de criminalidade, frisou.

 

Segundo disse, quando este tipo de criminalidade chega à Justiça, a sociedade, no seu todo, está já a tratar de “sintomas, de efeitos, de consequências e de comportamentos que minam valores importantes da nossa vida em comunidade”, entre os quais a “própria saúde, credibilidade e qualidade da Democracia”.

 

Não faltam exemplos recentes em várias partes do mundo “daquela que é, porventura, a instrumentalização ou o aproveitamento deste tipo de fenómenos” para levar ao surgimento de 'homens providenciais', referiu Vasco Cordeiro, ao alertar para a “necessidade de se ter consciência daquilo que isso influencia na nossa vivência coletiva, na nossa democracia, na subversão e deterioração de mecanismos de representação”.

 

Nesta sessão de abertura, Vasco Cordeiro assegurou, por outro lado, que a Região Autónoma dos Açores está sempre disponível para participar, colaborar, desde logo do ponto de vista político, na criação das condições para que, também nesta parte do território nacional, se criem as condições para uma correta aplicação da Justiça.

 

“Mas há algo que se torna um pouco mais difícil ao Governo dos Açores e a mim, como Presidente do Governo, aceitar: é que se entenda esta disponibilidade para colaborar como a substituição daquele que, em primeiro lugar, é um dever do Estado”, afirmou o Presidente do Governo.

GaCS/PC
 
Anexos:  
2018.11.08-PGR-JornadasAçorianasDireito.mp3   18.3868.jpg 18.3869.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 e 22 de novembro

Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, realiza Dia Aberto do Arquivo sobre Digitalização

Protocolo com o IFAP para reforçar competências da Região permitirá melhorar serviços aos agricultores, afirma João Ponte

Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, promove Noite de Cinema

Diretor Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade destaca crescimento da economia dos Açores



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal