principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Praia da Vitória , 21 de Abril de 2017

Vasco Cordeiro confiante que o AIR Center será uma realidade geradora de emprego qualificado nos Açores

O Presidente do Governo manifestou-se hoje confiante na criação do Centro de Investigação Internacional dos Açores (AIR Center), destacando a importância deste projeto internacional para a criação de riqueza e de emprego qualificado na Região.

 

“Eu tenho confiança que a criação deste centro será uma realidade. A necessidade de conciliar os interesses da quantidade de países que estão envolvidos é um trabalho árduo, mas estamos hoje mais perto do que estivemos ontem da criação deste centro”, afirmou Vasco Cordeiro.

 

O Presidente do Governo falava aos jornalistas na Praia da Vitória, que acolheu, quinta-feira e hoje, a reunião 'Atlantic Interactions: High Level Industry-Science-Government Dialogue', organizada pelo Governo da República, em parceria com o Governo dos Açores.

 

Segundo disse, os Açores, para além do dado objetivo que resulta da sua localização geográfica no meio do Atlântico, apresentam outros argumentos que aportam para um projeto desta natureza e desta importância, que tem uma componente de funcionamento em rede muito forte.

 

“O facto de em várias ilhas dos Açores se encontrarem equipamentos e instalações ligadas às áreas que são objetivo deste centro, como é a investigação da terra, do mar e do espaço, é, também, um dado importante no que tem a ver com aquilo que a Região pode trazer para AIR Center”, sublinhou.

 

De acordo com o Presidente do Governo, para além disso, há outros projetos em vista, como é o caso da instalação, na ilha do Faial, de um centro de observação oceânica, que virá reforçar o contributo efetivo dos Açores para este centro ao nível da investigação marinha.

 

“Aquilo que esperamos desta ambição é que ela, para além de ser um contributo e um mecanismo para aprofundar o conhecimento e o estudo da terra, do mar e do espaço, seja também um fator de criação de riqueza e de criação de emprego qualificado”, destacou Vasco Cordeiro.

 

Na sua intervenção, o Presidente do Governo salientou que o encontro que decorre na ilha Terceira não é, assim, a conclusão do projeto do AIR Center, mas sim o momento de lançamento deste projeto.

 

“É, assim, importante que todos nós, no final do encontro, saibamos exatamente o que se segue” com vista à sua concretização, afirmou Vasco Cordeiro.

 

Por outro lado, Vasco Cordeiro considerou que a realização deste encontro de alto nível constitui, também, uma oportunidade para a ilha Terceira e os Açores ficarem “na boa fotografia da história”.

 

Este encontro de alto nível, que juntou delegações de cerca de 30 países, com cerca de duas centenas de participantes, para debater a criação do futuro AIR Center, destinou-se a promover o diálogo entre governantes, investigadores e empresários com o objetivo de alinhar as estratégias de investigação dos países do Atlântico Sul e do Atlântico Norte para a cooperação internacional em áreas como as alterações climáticas, a energia, o espaço e o oceano.

GaCS/PC
 
Anexos:  
2017.04.21-PGR-AIR_Center.mp3   17.0726 17.0727 17.0728
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Governo dos Açores vai apoiar candidatura da Cultura da Baleia a património mundial da UNESCO

Governo Regional melhora programas Estagiar e apoia Universidade dos Açores

Comunicado do Conselho do Governo

Agenda do Governo Regional dos Açores para 27 e 28 de julho

Governo dos Açores lança iniciativa concertada de combate à praga das térmitas



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
 
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
 
 Linha Verde do Governo dos Açores - Ligue 800 207 255
Rede Prestige Azores
 
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal