principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 14 de Março de 2020

Presidente do Governo em contacto com líderes partidários sobre novas medidas implementadas na Região

O Presidente do Governo esteve, durante a tarde de hoje, em contacto com os líderes dos partidos políticos representados no Parlamento dos Açores, na sequência das novas medidas que têm sido implementadas na Região para responder à situação de pandemia do COVID-19.

 

Vasco Cordeiro contactou nas últimas horas, por via telefónica, o Presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, o Presidente do CDS/Açores, Artur Lima, o Coordenador do BE/Açores, António Lima, o Coordenador do PCP/Açores, Marco Varela, e o Deputado do PPM/Açores, Paulo Estêvão.

 

Além dos líderes partidários regionais, o Presidente do Governo também manteve contactos com a Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Ana Luís, com a Presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, Cristina Calisto, e com o Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, Francisco César.

 

Nestes contactos, Vasco Cordeiro deu conta que enviou hoje uma carta ao Primeiro-Ministro a solicitar a suspensão urgente das ligações aéreas do exterior, incluindo do território nacional, com os aeroportos dos Açores, com exceção do transporte de carga e casos de força maior, desde que autorizados pela competente Autoridade de Saúde.

 

Na qualidade de acionista do Grupo SATA, o Executivo açoriano determinou ao Conselho de Administração da Azores Airlines, companhia que opera nos aeroportos de Santa Maria, Pico, Faial, Terceira e São Miguel, que concentre a sua capacidade operacional nos aeroportos de Ponta Delgada e Lajes, tendo em vista otimizar a capacidade de resposta das autoridades de saúde regionais face à situação da pandemia do COVID-19.

 

Foi ainda decidido que um dos aviões Dash Q200 Bombardier, da frota da SATA Air Açores, será transformado na versão para transporte de carga (configuração combi), ficando, assim, disponível para essa função, o que não se afigura necessário no momento.

 

Recorde-se que, a partir da tarde de hoje, todos os passageiros de voos do exterior que aterrem na Região estão obrigados a cumprir um período obrigatório de quarentena de 14 dias, determinado pela Autoridade de Saúde Regional.

 

São também obrigados a assinar uma declaração que os informa que o não cumprimento desse período obrigatório de quarentena constitui crime de desobediência e, como tal, será apresentada queixa junto das autoridades judiciais.

 

Além desta medida, todos os passageiros provenientes do exterior da Região estão a ser sujeitos ao preenchimento de inquéritos de despiste de possíveis casos suspeitos de infeção pelo novo coronavírus COVID-19, uma medida de prevenção que está a ser coordenada, em cada um dos aeroportos, pelos delegados de saúde das respetivas ilhas.

 

Outra das medidas implementadas foi a criação de uma linha telefónica destinada especificamente a esclarecer os Açorianos sobre dúvidas, de caráter não médico, relacionadas com a situação na Região derivada da pandemia do novo coronavírus COVID-19.

 

A Linha de Esclarecimento Não Médico COVID-19 tem o número 800 29 29 29 e pode ser utilizada entre as 08h00 e as 20h00, todos os dias da semana, para esclarecimentos sobre as medidas adotadas na Região para fazer face à pandemia do novo coronavírus, as quais poderão também ser colocadas através do endereço de correio eletrónico esclarecimentocovid19@azores.gov.pt.

 

Para as questões de foro clínico, deve ser usada a Linha Saúde Açores 808 24 60 24, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

 

Se tiver tosse, febre e dificuldade respiratória, deve isolar-se, não se deslocar às urgências e contactar, de imediato, a Linha Saúde Açores 808 24 60 24, e seguir as recomendações que lhe são transmitidas.

GaCS/PC
 
 
  20.7837.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 e 31 de maio

POSEI tem potenciado o crescimento do setor agrícola nos Açores, afirma João Ponte

Declaração do Governo dos Açores sobre as medidas de desconfinamento a implementar no mês de junho na Região Autónoma dos Açores

Prioridade do Governo dos Açores é receber os turistas em segurança, afirma Marta Guerreiro

Comunicado da Autoridade de Saúde Regional



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 



Medidas de Flexibilização de restrições na Região Autónoma dos Açores
Flexibilização
Flexibilização
Flexibilização
Flexibilização

 





 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal