principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Santa Cruz da Graciosa , 12 de Julho de 2018

Novas instalações da Adega e Cooperativa Agrícola reforçam competitividade da Graciosa, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo inaugurou esta quarta-feira as novas instalações da Adega e Cooperativa Agrícola da Graciosa, um investimento de cerca de 1,4 milhões de euros que Vasco Cordeiro considerou ser o “início de uma nova caminhada” para aumentar a competitividade da agricultura e do tecido produtivo desta ilha.

 

“A verdade é que, fruto deste investimento de cerca de 1,4 milhões, apoiado pelo Governo dos Açores no âmbito do ProRural, a ilha Graciosa está agora dotada de condições reforçadas para ser mais competitiva ao nível, não só da produção de vinho, mas também de produtos endógenos, como a meloa e o alho”, assegurou Vasco Cordeiro.

 

Falando no segundo dia da visita estatutária à Graciosa, Vasco Cordeiro adiantou que esta foi uma das motivações que levou o Governo dos Açores a apoiar, desde a primeira hora, este projeto de modernização da Adega e Cooperativa Agrícola, que se integra numa estratégia regional mais vasta que tem sido desenvolvida em todo o arquipélago.

 

“Este investimento, para além da mais-valia que representa em si mesmo, tem um sentido e um significado que vai bem para além da ilha Graciosa. Faz parte e é mais um passo numa estratégia abrangente de dotar todas as ilhas das condições necessárias para que possam criar cada vez mais emprego e gerar cada vez mais mais riqueza”, sublinhou.

 

Vasco Cordeiro deixou ainda clara a disponibilidade do Governo dos Açores para continuar a apoiar, não apenas a Adega e Cooperativa da Graciosa, mas também um conjunto de outras entidades do setor por toda a Região.

 

“Nós estivemos, estamos e continuaremos a estar ao vosso lado, mas a bola, neste momento e com este investimento, está do vosso lado, o que é uma manifestação de confiança em quem, como os agricultores da Graciosa, ultrapassou todos os obstáculos neste processo e não deixará de responder presente ao desafio de tornar estas instalações um instrumento de desenvolvimento desta ilha”, referiu.

 

Na sua intervenção, o Presidente do Governo salientou, por outro lado, que a Graciosa constitui um bom exemplo do trabalho de diversificação agrícola que tem sido feito por toda a Região, com o objetivo de aproveitar, cada vez mais, o potencial que todas e cada uma das ilhas apresentam nas mais diversas produções.

 

“Este foi, desde o primeiro momento, um dos desígnios do Governo dos Açores e a verdade é que já é possível apresentar dados concretos que indiciam os resultados desta aposta, que pretende, por um lado, reduzir as importações e, por outro, aumentar as exportações, criando mais valor nesta cadeia agrícola e mais riqueza nos Açores”, afirmou.

 

Nesse sentido, adiantou que, entre 2015 e 2017, a área dedicada à diversificação agrícola cresceu uns expressivos 25 por cento, passando de cerca de 2.300 hectares para cerca de 3.000 hectares.

GaCS/PC
 
Anexos:  
2018.07.11-PGR-InauguraçãoAdega.mp3   18.3138.jpg 18.3139.jpg 18.3140.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Certificação para aviação civil reforça importância das Lajes para o desenvolvimento da Terceira e dos Açores, afirma Vasco Cordeiro

Intervenção do Presidente do Governo

Apreendidos mais de 300 quilos de goraz capturados de forma ilícita

Governo dos Açores promove Masterclass de Flauta Tranversal, no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Património Cultural

Agenda do Governo Regional dos Açores para 23 de julho



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 

  





Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal