principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Horta , 28 de Novembro de 2019

Marta Guerreiro realça foco na mobilidade elétrica, na salvaguarda do ambiente e no emprego qualificado no turismo em 2020

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo realçou, na Horta, que o Plano para 2020, com um investimento global de 56 milhões de euros nestas três áreas, permite “a consolidação de políticas face aos desafios atuais” e uma atuação focada “no futuro dos Açores”, por via da aposta na mobilidade elétrica, na salvaguarda do património natural e na criação de emprego qualificado e de riqueza no setor do turismo.

 

“O setor do turismo é aquele que representa o maior crescimento em valor absoluto, ao qual corresponde uma variação de cerca de 4% face ao exercício anterior”, com investimentos em três eixos, nomeadamente “sustentabilidade, promoção e qualificação do destino, através do desenvolvimento de ações em consonância com o PEMTA – Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores e com o POTRAA – Programa de Ordenamento Turístico da Região”, salientou Marta Guerreiro.

 

A governante, que falava na Assembleia Legislativa, no âmbito da discussão das propostas de Plano e Orçamento para 2020, apontou também a “formação de profissionais do setor, em várias áreas e etapas”, com destaque para “a parceria com a Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e de Turismo na realização de estágios nos Açores, entre abril e setembro, bem como o curso de formação em Gestão Hoteleira, entre janeiro a abril do próximo ano”.

 

A Secretária Regional afirmou ainda que, ao nível dos produtos, o investimento é na “inovação, manutenção e restruturação” dos atuais, mas também a criação de novos que “contribuam para a diversificação de uma oferta cada vez mais diferenciadora e com maior poder competitivo, em relação à concorrência, como seja o canyoning, a rede de percursos cicláveis e as rotas temáticas do património baleeiro, do vinho e dos vulcões”.

 

Na área da Energia, a governante referiu a dotação de 2,5 milhões de euros, num “investimento superior em 60% face ao primeiro plano deste Governo”, o que evidencia a “responsabilidade” para com este “setor estratégico”.

 

“O Governo dos Açores pretende investir no próximo ano cerca de 1,4 milhões de euros na área da mobilidade elétrica na Região, montante que representa um aumento de mais de 30% em relação a este ano”, sublinhou.

 

Segundo a governante, estarão disponíveis meio milhão de euros para “os Açorianos que pretendam adquirir veículos elétricos, por via da atribuição de incentivos financeiros diretos”.

 

A titular da pasta da Energia adiantou que, “até ao final deste ano”, ficam disponíveis 16 pontos de carregamento, dos quais nove rápidos, “com a conclusão total desta primeira fase durante o primeiro semestre de 2020”, que inclui 26 localizações públicas distribuídas por todos os concelhos.

 

Na área ambiental, com um investimento global de “praticamente 20 milhões de euros”, Marta Guerreiro frisou ações na qualidade ambiental, no ordenamento do território e na conservação da natureza.

 

“No período de 2017 a 2020, as dotações do Plano de Investimentos alocadas à conservação da natureza serão de cerca de 44 milhões de euros, o que representa um acréscimo superior a 80% face aos quatros anos anteriores”, afirmou a Secretária Regional, destacando a execução dos programas LIFE.

 

“Por via dos vários projetos em curso, através de programas de financiamento da União Europeia (LIFE e INTERREG), conseguimos, em 2020, trazer para a Região cerca de três milhões de euros, com impacto direto na nossa comunidade”, adiantou Marta Guerreiro, realçando ainda “o reforço de investimento”, com uma dotação de 1,5 milhões de euros, para o sistema de incentivos à manutenção de paisagens tradicionais.

 

A titular da pasta do Ambiente frisou a atitude transversal de “salvaguarda, preservação e respeito” nas áreas protegidas, enquanto um “trabalho permanente” que será levado a cabo em 2020, com destaque para a construção do centro de interpretação do Monumento Natural do Algar do Carvão e a requalificação do percurso pedestre na Reserva Natural da Serra de Santa Bárbara, ambos na ilha Terceira, bem como para a requalificação do miradouro da ilha Sabrina, no Monumento Natural do Pico das Camarinhas e Ponta da Ferraria, e a requalificação do miradouro e do trilho na Reserva Natural da Lagoa do Fogo, estes na ilha de São Miguel.

GaCS/HMB
 
 
  19.6980.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Informação Relacionada:

Intervenção da Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo 

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 9 e 10 de dezembro

Diretora Regional do Turismo sublinha Epic Trail Run Azores como “um grande evento desportivo açoriano”

Secretária Regional destaca investimento nos Bombeiros dos Açores

Casas dos Açores devem ser valorizadas e dinamizadas, afirma Diretor Regional das Comunidades

Projeto CREATOUR AZORES apresentado a 10 de dezembro



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal