principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Nordeste , 22 de Novembro de 2019

Marta Guerreiro afirma que conclusão das obras da Grota da Cancela, em São Miguel, é mais um compromisso cumprido na proteção e segurança dos Açorianos

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo sublinhou hoje a conclusão das obras da Grota da Cancela, na Pedreira, concelho do Nordeste, como “mais um compromisso cumprido” do Governo dos Açores na proteção e segurança dos Açorianos e dos seus bens, num investimento de cerca de 2,4 milhões de euros.

 

Marta Guerreiro falava na inauguração das obras que permitiram o amortecimento e retenção de caudais sólidos na Grota da Cancela e a construção de passagens hidráulicas na estrada adjacente.

 

A titular da pasta do Ambiente lembrou que esta foi “uma obra necessária”, na sequência das chuvas intensas ocorridas a 3 de setembro de 2015, tendo a Grota da Cancela transbordado e verificando-se o arrastamento de material sólido, como árvores, terras e pedras.

 

“Tudo faremos para reduzir riscos e melhorar a segurança da nossa população”, assegurou a governante, salientando que a “ação preventiva e de monitorização é fundamental” na persecução das políticas públicas.

 

Na ocasião, a Secretária Regional lembrou o aumento de investimento anual em empreitadas que tem sido realizado, “preventivamente”, em ribeiras e açudes por toda a Região, após planos de identificação das respetivas prioridades, para além de investimentos em “ocorrências climáticas adversas” destinadas a repor a normalidade e prevenir situações futuras de risco, “como é este caso”.

 

Neste âmbito, Marta Guerreiro frisou que “o Governo dos Açores tem apostado no reforço da monitorização no terreno do estado das ribeiras, através dos serviços da Direção Regional do Ambiente”.

 

Na sequência desse empenho, em 2019, o número de ocorrências relatadas pelo Relatório do Estado das Ribeiras dos Açores é inferior à média dos últimos cinco anos (224), embora o número total de relatórios (554) seja o mais elevado de todos os anos, essencialmente devido ao aumento do número de formulários históricos (291), também o mais alto até à data.

 

Ao nível do planeamento dos recursos hídricos, a Secretária Regional realçou o processo em curso que visa a alteração do Plano Regional da Água, com o objetivo da sua adequação às atuais condições económicas, sociais, culturais e ambientais e o ajuste ao atual quadro normativo no domínio do planeamento e gestão dos recursos hídricos.

 

Outro dos destaques apontados pela governante foi a aprovação do Programa Regional para as Alterações Climáticas, o qual dedica uma parte da sua abrangência às questões da água e da gestão dos recursos hídricos, “tendo em conta a importância da adequada prevenção dos riscos associados a situações hidrológicas extremas que possam ganhar maior acuidade no contexto atual”.

GaCS/HMB
 
 
  19.6917.JPG 19.6918.JPG
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Teresa Machado Luciano destaca empreendedorismo como instrumento de inclusão social

Agenda do Governo Regional dos Açores para 16 e 17 de dezembro

Diretor Regional do Ambiente destaca importância da gestão ativa do património natural

Proteção Civil alerta para agitação marítima em todo o arquipélago

Agenda do Governo Regional dos Açores para 15 de dezembro



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 


 

 

  

 
 


 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal