principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 5 de Agosto de 2019

Investimento em literacia e cidadania digitais vai ultrapassar os 300 mil euros este ano, afirma Diretor Regional da Ciência e Tecnologia

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia adiantou que o Governo dos Açores investiu, no primeiro semestre deste ano, 200 mil euros na promoção da literacia e cidadania digitais e no desenvolvimento de competências de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), acrescentando que “já é certo que, até ao final de 2019, o investimento ultrapassará os 300 mil euros”.

 

Em causa está o financiamento de medidas previstas na iniciativa PRO-TIC, lançada em 2018, e que, segundo Bruno Pacheco, visa “promover a aquisição de competências necessárias para uma cidadania digital plena, com particular relevo para os grupos de cidadãos mais vulneráveis, como os da faixa etária da terceira idade, os cidadãos com deficiência ou os jovens desempregados”.

 

Bruno Pacheco referiu ainda que “este ano, o financiamento das TIC passou, por exemplo, pelo apoio à aquisição de equipamentos informáticos, periféricos adaptados e software específico, tendo abrangido mais de uma centena de alunos e cidadãos com deficiência, num montante que ultrapassou os 100 mil euros”.

 

Por outro lado, o Diretor Regional salientou que “a aposta do Governo dos Açores passou também pelo financiamento da criação das Oficinas de Competências Digitais, que pretendem fomentar a literacia e a inclusão digitais, no âmbito das ferramentas de e-Government, bem como a especialização em tecnologias e aplicações digitais, e a reorientação profissional para as tecnologias da informação e da comunicação”.

 

“Esta é uma forma de promovermos as competências digitais, desde as mais básicas às mais avançadas, através da formação de crianças, jovens e adultos”, afirmou Bruno Pacheco.

 

A este propósito, adiantou que “já foram financiadas uma dezena de Oficinas de Competências Digitais, encontrando-se para breve a constituição de mais 12”, o que significa que serão criadas 22 oficinas na Região, que representam “um investimento total de cerca de 200 mil euros”.

 

A par da implementação das Oficinas de Competências Digitais, o Governo dos Açores tem levado a cabo uma série de outras medidas para promover o ensino de código, programação e robótica, como é o caso dos Clubes de Programação e Robótica, já implementados em 22 escolas do arquipélago e cuja criação e funcionamento representa um investimento de cerca de 120 mil euros.

GaCS/GM
 
 
 
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Direção Regional dos Recursos Florestais está no terreno a ajudar a reparar caminhos afetados pela chuva na ilha do Pico

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 de setembro

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de setembro

Mais cinco moradias construídas pelo Governo dos Açores na ilha de São Miguel concluídas até ao final do ano

Diretor Regional das Comunidades visita comunidades açorianas na Califórnia



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 



 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal