principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Santa Cruz das Flores , 24 de Junho de 2020

Ilha das Flores terá resposta na área da pessoa com deficiência, anuncia Andreia Cardoso

A Secretária Regional da Solidariedade Social destacou hoje a importância da criação de uma resposta na área do apoio à deficiência nas Flores, com o objetivo de dotar a ilha de uma infraestrutura com as condições necessárias à inclusão de pessoas que necessitam de cuidados mais adequados e específicos.

 

Andreia Cardoso falava na cerimónia de apresentação de um estudo prévio para a criação de um Centro de Dia especializado para utentes com deficiência e Centro de Atividades de Tempos Livres Inclusivo da Santa Casa da Misericórdia das Lajes das Flores.

 

Na ocasião, a governante destacou a importância deste investimento na área da pessoa com deficiência, frisando que a ilha das Flores será a quarta na Região a ter um Centro de Atividades de Tempos Livres Inclusivo, depois de São Miguel, Terceira e Faial.

 

“Tendo em conta a dimensão da realidade na ilha das Flores, este estudo prevê um edifício com duas respostas, nomeadamente um CATL Inclusivo, com capacidade para 20 utentes, e um Centro de Dia Especializado para utentes com deficiência, com capacidade para 15 utentes”, disse.

 

“O programa do Governo dos Açores tem a promoção da inclusão das pessoas com deficiência como uma área prioritária, pelo que estamos aqui a dar mais um passo em frente na rede de suporte que lhe está associada, pretendendo-se que esta seja uma resposta que fique à disposição da população da ilha das Flores”, referiu Andreia Cardoso.

 

“Trata-se de uma resposta que temos todo o interesse que seja colocada ao serviço de todos aqueles que necessitam de acompanhamento diferenciado e que, ao mesmo tempo, garanta condições de trabalho aos profissionais que nela irão desenvolver a sua ação em benefício do bem-estar dos seus utentes”, acrescentou.

 

A responsável pela pasta da Solidariedade Social destacou, na ocasião, a taxa de crescimento no apoio às respostas sociais na área da pessoa com deficiência nos últimos quatro anos, que representa mais de 26%, passando de cerca de 5,6 milhões de euros em 2016 para 7,2 milhões de euros em 2019.

 

“Com o rigor e o bom senso necessários, e adotando uma observação cuidada das prioridades nos diversos domínios da despesa pública, temos conseguido acomodar do ponto de vista orçamental muitos investimentos em todas as nossas ilhas, cumprindo, deste modo, o nosso desiderato de aumentar e requalificar a rede de equipamentos sociais nos Açores”, frisou.

 

Andreia Cardoso disse ainda que este estudo prévio é reflexo do empenho do Governo Regional na cooperação com as instituições locais “para que concretizem as suas legítimas aspirações e realizem os empreendimentos que visam dar uma resposta às suas necessidades dos Açorianos que servimos”.

 

“Todos reconhecemos o que um espaço como este significa, quer para as pessoas portadoras de deficiência ou com incapacidades, como para as suas famílias”, afirmou Andreia Cardoso.

GaCS/AIC
 
 
  20.8074.jpg 20.8075.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Comunicado da Autoridade de Saúde Regional

Governo dos Açores aposta na proximidade e cooperação com empresas regionais em matéria de energia

Novo pacote de medidas de apoio ao Turismo apresentado nos próximos dias, anuncia Vasco Cordeiro

Governo Regional convida Açorianos a participar na Agenda para relançamento social e económico dos Açores

Orçamento Participativo Jovem dos Açores já está em execução, revela Diretor Regional da Juventude



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal