principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ribeira Grande , 7 de Agosto de 2019

INE revela que há mais 2.823 empregados nos últimos 12 meses e que os Açores atingem o maior valor de emprego desde que há registo

A Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional salientou, na Ribeira Grande, os resultados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes ao emprego no segundo trimestre deste ano, segundo os quais “os Açores atingem o maior valor de sempre da população empregada desde que existe série estatística (1985)”.

 

“Os dados estatísticos hoje divulgados revelam que há atualmente 114.979 Açorianos empregados, o que representa o maior valor de emprego de sempre registado nos Açores”, afirmou Paula Andrade, à margem de uma visita à empresa Alliance Healthcare, ao abrigo das medidas de apoio ao emprego.

 

“Os cerca de 115 mil Açorianos empregados significam que nunca houve tantos Açorianos no mercado de trabalho e que, no último ano, se voltou a verificar um aumento muito significativo do emprego, existindo hoje mais 2.823 Açorianos empregados do que há um ano e mais 7.048 Açorianos a trabalhar do que havia no início desta legislatura, no final de 2016”, frisou.

 

Segundo a Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional, o INE apresenta também outros dados que colocam em evidência a trajetória clara de crescimento do emprego na Região.

 

“Para além do crescimento muito significativo do emprego, esta realidade é acompanhada por um aumento muito significativo da população ativa, que representa já 125.289 Açorianos, sendo este também o maior valor registado na atual série do Inquérito ao Emprego”, revelou Paula Andrade, acrescentando que este valor é a “materialização de um aumento extraordinário da população ativa, em apenas três meses, em mais 3.210 Açorianos, de acordo com o INE”.

 

Para a Diretora Regional, os dados agora conhecidos “confirmam o mérito das políticas públicas implementadas pelo Governo dos Açores, que corresponderam a mais uma redução da taxa de desemprego, que baixou para 8,2%, voltando a atingir o menor valor da taxa de desemprego da atual série desde 2011”.

 

Por outro lado, Paula Andrade referiu que a redução da taxa de desemprego não foi maior porque “com este grande aumento da população empregada nos Açores, verificou-se, ao mesmo tempo, um crescimento extraordinário da população ativa nos últimos três meses na Região”.

 

A Diretora Regional salientou ainda que, “com este mesmo aumento do emprego, a taxa de desemprego nos Açores teria baixado para apenas 5,8% se a população ativa tivesse estabilizado face ao trimestre anterior “.

 

“Os dados do INE comprovam que a estratégia que o Executivo empreendeu nos últimos anos, visando a promoção do crescimento do emprego e a redução do desemprego, tem vindo a dar resultados”, sublinhou Paula Andrade, frisando, no entanto, que “há ainda desafios com os quais nos confrontamos ao nível social e económico, e que queremos continuar a enfrentar e a melhorar cada vez mais”.

GaCS/OM
 
Anexos:  
2019.08.07-DREQP-Emprego.mp3   19.5987.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Incentivos do Governo Regional incrementam internacionalização da economia açoriana

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 de setembro

Esclarecimento do Governo dos Açores

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 e 21 de setembro

"MacaroNight - Noite Europeia dos Investigadores" regressa a 27 de setembro com Ciência para todos



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 



 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal