principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Vila do Porto , 29 de Abril de 2018

Gui Menezes anuncia Plano de Ação para a Cultura Científica e Tecnológica dos Açores

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, em Vila do Porto, a criação do Plano de Ação para a Cultura Científica e Tecnológica dos Açores (PACCTO Açores), que prevê para este ano um investimento total superior a 800 mil euros.

 

Gui Menezes salientou que este documento pretende “reforçar e dar continuidade às iniciativas em curso, bem como desenvolver novas ações, com o intuito de garantir a efetiva disseminação da cultura científica e tecnológica no arquipélago”.

 

O Secretário Regional falava na cerimónia de encerramento da quinta edição da competição nacional CanSat, que decorreu em Santa Maria e envolveu mais de uma centena de alunos e professores de vários pontos do país.

 

Na sua intervenção, Gui Menezes referiu que, no âmbito do PACCTO Açores, há uma verba de 120 mil euros destinada ao programa 'Ciência na Escola', que contempla medidas como o incentivo à participação de alunos em competições nacionais e internacionais em diferentes áreas disciplinares, como é o caso do CanSat.

 

Neste sentido, está aberta, até 29 de junho, uma linha de apoio para a participação de estudantes do ensino básico e secundário em eventos de divulgação científica e tecnológica a realizar ainda durante este ano.

 

O 'Ciência na Escola' prevê a criação de laboratórios escolares de referência em disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática e, em particular, nas áreas de Informática, Robótica, Eletrónica e Programação, bem como o apoio ao seu funcionamento.

 

Neste sentido, Gui Menezes referiu o projeto-piloto que permitiu criar este ano clubes de robótica em seis escolas dos Açores e que será alargado até ao final do ano a mais quatro escolas do arquipélago.

 

Durante a sua intervenção, o Secretário Regional adiantou que o 'Ciência na Escola”' prevê ainda a dinamização de um conjunto de ações que contribuam para a formação especializada dos professores em áreas como a Programação e Robótica, entre outras.

 

O objetivo é possibilitar aos alunos, em contexto de sala de aula ou noutros contextos mais informais, o contacto prático e direto com temáticas científicas e tecnológicas.

 

Relativamente ao CanSat Portugal, o titular das pastas da Ciência e Tecnologia elogiou o trabalho desenvolvido pelas equipas em competição, salientando que “a ilha de Santa Maria reúne as condições ideais para este tipo de provas”.

 

A equipa vencedora do CanSat nacional foi a ‘G-Sat’, do Colégio de Guadalupe, de Verdizela, no Seixal, que irá representar Portugal no CanSat europeu, que terá lugar, também em Santa Maria, numa organização conjunta do Governo dos Açores e da Agência Espacial Europeia, em parceria com a Escola de Novas Tecnologias dos Açores.

 

Esta competição, que se realiza de 28 de junho a 1 de julho, vai trazer à Região uma centena e meia de alunos, professores e convidados, de cerca de mais de uma dezena de países.

GaCS/GM
 
Anexos:  
2018.14.29-SRMCT-CulturaCientificaTencologica.mp3 2018.04.29-SRMCT-FinalCanSatNacional.mp3   18.2631.JPG 18.2632.JPG
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Açores asseguram mais 12% de quota de goraz para o próximo biénio, anuncia Gui Menezes

Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, promove conferência “O mundo narrativo de Mau Tempo no Canal"

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 e 21 de novembro

Açores são “destino de eleição para os amantes do mar”, afirma Diretora Regional do Turismo

Museu da Horta promove concerto de bandolim



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal