principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Santa Cruz da Graciosa , 8 de Agosto de 2019

Grupos de Ação Local da Pesca dos Açores receberam 50 candidaturas para projetos que dinamizem comunidades piscatórias

O Diretor Regional das Pescas afirmou, em Santa Cruz da Graciosa, que a atividade da pesca “enfrenta, desde há vários anos, desafios fundamentais para o seu futuro”, nomeadamente a revolução tecnológica e a economia azul, bem como as novas exigências no consumo e as novas oportunidades de mercados de valor acrescentado.

 

Luís Rodrigues ressalvou, no entanto, que a sustentabilidade na exploração dos recursos e dos ecossistemas marinhos "está, obviamente, no centro desses desafios”.

 

O Diretor Regional falava quarta-feira no I Festival do Peixe Seco, uma iniciativa da GRATER-Mar, um dos três Grupos de Ação Local para a Pesca (GAL-Pesca) criados nos Açores, em parceria com a Associação de Pescadores Graciosenses.

 

Luís Rodrigues afirmou que, “com uma estreita ligação ao tecido social, económico e institucional nas ilhas, os GAL-Pesca têm como objetivo desenvolver, diversificar e promover a competitividade da economia e a melhoria das condições de vida das comunidades costeiras, particularmente das comunidades piscatórias”.

 

O Governo dos Açores promoveu a implementação de Medidas de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), que se consubstanciou na construção dos GAL-Pesca que participam na avaliação e decisão sobre projetos aprovados para cada um dos três territórios (Corvo, Flores, São Jorge, Pico e Faial; Graciosa e Terceira; Santa Maria e São Miguel).

 

Neste sentido, o Diretor Regional destacou o facto de terem sido efetuadas cinco dezenas de candidaturas aos primeiros avisos abertos no âmbito das medidas de Desenvolvimento Local de Base Comunitária, que correspondem a um valor de investimento de cerca de dois milhões de euros.

 

“Queremos diversificar e dinamizar as economias locais costeiras, através do empreendedorismo, da promoção do emprego sustentável e qualificado, da revitalização dos mercados locais, da integração e da inovação social”, afirmou.

 

Segundo Luís Rodrigues, prevê-se que, no âmbito das medidas DLBC, sejam criadas nos Açores “mais de 15 empresas e cerca de 40 postos de trabalho”.

 

No âmbito da promoção das medidas DLBC nos Açores, o Diretor Regional lembrou a organização do I Fórum Internacional Socioeconómico, que trouxe ao arquipélago vários GAL-Pesca de dezenas de países e regiões da Europa que apresentaram dezenas de projetos desenvolvidos com sucesso e passiveis de serem aplicados nos Açores.

 

O I Festival de Peixe Seco da Graciosa juntou vários atores da fileira da pesca com objetivo de promover um dos produtos mais emblemáticos desta ilha.

 

Para o Diretor Regional, “é um bom exemplo no que respeita à promoção da valorização dos produtos da pesca, mas também uma iniciativa de cariz formativo, que promove a reflexão e o debate”.

 

Este festival, segundo Luís Rodrigues, vai ao encontro da iniciativa 'Pesca na Ilha', criada em 2018 pela Direção Regional das Pescas e que tem como objetivo ligar um produto da pesca à identidade de cada ilha do arquipélago, através da organização de pequenos fóruns de discussão, envolvendo a investigação, a gestão, a produção e a restauração.

GaCS/GM
 
 
  19.5990.jpg 19.5991.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Governo dos Açores participa em consulta pública da UE sobre Mecanismo Interligar a Europa Digital

Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, promove conferência com Eduardo Brito de Azevedo

Diretor Regional destaca elevado número de projetos em execução do Orçamento Participativo dos Açores na área da Juventude

Açorianos em Bruxelas mobilizam-se na defesa dos interesses da Região, afirma Rui Bettencourt

Agenda do Governo Regional dos Açores para 17 de setembro



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 

 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal