principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ribeira Grande , 16 de Junho de 2017

Governo vai antecipar ajudas comunitárias aos agricultores num valor superior a 40 milhões de euros

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte anunciou hoje vão ser antecipados os pagamentos das ajudas comunitárias aos agricultores, no âmbito do POSEI e ProRural +, num montante de 41 milhões de euros para introduzir liquidez nas explorações agrícolas.

 

“Tal como aconteceu em 2015 e 2016, o Governo dos Açores pretende, novamente este ano, proceder à antecipação do pagamento das ajudas comunitárias”, afirmou João Ponte, na cerimónia de inauguração da Feiras Agrícola dos Açores, que decorre até domingo no Parque de Exposições de São Miguel, em Santana.

 

O governante, com a pasta da Agricultura, adiantou, ainda, que será solicitado à Comissão Europeia, através do Conselho de Ministros da Agricultura, que terá lugar em julho, a majoração do adiantamento do POSEI e das medidas de apoio do ProRural +, o que permitirá aumentar os montantes globais dos adiantamentos em causa para mais 9 milhões de euros.

 

“Esta é uma medida que reputamos de grande importância para permitir introduzir liquidez nas explorações agrícolas açorianas”, considerou João Ponte, destacando a “enorme capacidade de resistência e vontade de ultrapassar as dificuldades” demonstrada pelos agricultores açorianos ao longo dos tempos.

 

Também para melhorar a liquidez dos agricultores, o governante referiu que este ano já foi pago pelo Governo mais de 600 mil euros referentes a apoios aprovados ao abrigo do Programa de Apoio à Modernização da Agricultura (PROAMAF) e que em Julho será aberta mais uma fase de candidaturas para projetos de investimento relativos à modernização das explorações agrícolas, com uma dotação superior a 3 milhões de euros.

 

João Ponte revelou que, brevemente, irá reunir o Conselho Regional da Agricultura para receber contributos dos parceiros do setor em relação à proposta de região para o futuro da Política Agrícola Comum (PAC) pós 2020 e que ainda este mês estará presente, em Lisboa, na primeira reunião de trabalho do grupo criado pelo Ministério da Agricultura para acompanhar e definir a posição portuguesa neste dossiê.

 

“Por diversas vezes já defendemos o reforço de verbas para as ajudas diretas para a região, baseado nas condicionantes a que está sujeita a nossa agricultura, quer de natureza climática e geográfica, mas também de escala e distância dos mercados”, alegou o governante.

 

Na sua intervenção o Secretário Regional da Agricultura e Florestas alegou que a Feira Açores é uma “excelente montra” do setor, que mobiliza profissionais, organizações representativas e restante população, para um evento que conjuga “o saber fazer, a formação, a aprendizagem e a sã disputa pelas melhores classificações”.

 

Apesar dos desafios que o setor agrícola enfrenta, João Ponte destacou o caminho já feito, nas últimas décadas, de modernização, de rejuvenescimento e de criação de mais valor, em conjugação e diálogo com as associações do setor, algo que deve orgulhar e transmitir confiança no futuro.

GaCS/RM
 
Anexos:  
2017.06.16-SRAF-FeiraAçores.mp3   17.1057.JPG 17.1058.JPG
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Açores participam no 6.º Congresso Global de Jardins Botânicos, em Genebra

Investimentos no Porto da Horta visaram melhorar a operacionalidade, afirma Vítor Fraga

Governo dos Açores apela à participação de forças políticas e parceiros socais para a definição do período pós 2020

Governo dos Açores promove Encontro sobre Educação e Autonomia

Museu de Angra do Heroísmo acolhe lançamento do livro "Um perigoso leitor de jornais", de Carlos Tomé



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
 
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
 
 Linha Verde do Governo dos Açores - Ligue 800 207 255
Rede Prestige Azores
 
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal