principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Lagoa , 3 de Abril de 2017

Governo dos Açores reforça apoio financeiro aos Centros de Ciência

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, na Lagoa, um investimento de 558 mil euros para este ano nos seis Centros de Ciência dos Açores, frisando que corresponde a “um aumento de cerca de 9% relativamente à verba disponível no ano passado”.

 

Gui Menezes salientou que o aumento de investimento, de cerca de 45 mil euros, pode representar “um contributo para o desenvolvimento de novas linhas de atuação” nos Centros de Ciência, designadamente das “práticas que remetem para a ciência cidadã e para as redes sociais colaborativas de ciência e de divulgação científica na Região”.

 

O Secretário Regional, que falava na abertura da reunião anual dos Centros de Ciência dos Açores, assegurou que “a valorização da educação para a ciência e o desenvolvimento do ensino experimental das ciências são prioridades“ do Governo dos Açores, destacando o “papel fundamental” destes espaços junto dos mais novos, “combatendo o desinteresse pela ciência, desenvolvendo ações que a divulguem no arquipélago, motivando, inclusive, os estudantes a enveredarem por áreas científicas e técnicas”.

 

Na sua intervenção, Gui Menezes destacou, em termos globais, o aumento do número de visitantes dos Centros de Ciência dos Açores, salientando que, em 2016, estes espaços de divulgação de ciência registaram mais de 85 mil visitantes, “somando os visitantes dos centros e os participantes em atividades promovidas em escolas e feiras, o que representa mais cerca de 7.600 pessoas do que em 2015”, num aumento de cerca de 10% relativamente ao ano anterior.      

 

O titular da pasta da Ciência salientou ainda a importância da captação de novos públicos, referindo-se aos turistas nacionais e estrangeiros que visitam o arquipélago.

 

Nesse sentido, defendeu que os Centros de Ciência podem “assumir-se como importante atrativo turístico, sobretudo para as famílias” que visitam os Açores, ao mesmo tempo que divulgam algumas das especificidades da Região, em áreas como a sismologia, a vulcanologia ou o mar, recordando que alguns destes centros estão implantados em espaços museológicos, tendo registado no ano passado a visita de cerca de 7.500 turistas estrangeiros.

 

O Secretário Regional destacou a necessidade de “levar cada vez mais a ciência ao encontro das pessoas, através de um conjunto de atividades que permitam explorar, de uma forma interativa, as várias áreas do conhecimento” a que os Centros de Ciência dos Açores se dedicam, nomeadamente o mar, a astronomia, a física, a vulcanologia, a mineralogia, a sismologia, a biodiversidade, o ambiente, a microbiologia, as tecnologias informáticas ou a robótica.

 

Gui Menezes frisou ainda que “é preciso reforçar o trabalho junto dos vários públicos”, adiantando que o Governo dos Açores está a delinear “um conjunto de medidas para colocar o binómio ciência/cidadão no centro das políticas regionais de difusão da cultura científica”.

GaCS/GM
 
Anexos:  
2017.04.03-SRMCT-CentrosCiencia-AtraçãoTurismo.mp3 2017.04.03-SRMCT-CentrosCiencia-AumentoVisitantes.mp3 2017.04.03-SRMCT-ReforçoInvestimentoCentrosCiência.mp3   17.0660
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Açores participam no 6.º Congresso Global de Jardins Botânicos, em Genebra

Investimentos no Porto da Horta visaram melhorar a operacionalidade, afirma Vítor Fraga

Governo dos Açores apela à participação de forças políticas e parceiros socais para a definição do período pós 2020

Governo dos Açores promove Encontro sobre Educação e Autonomia

Museu de Angra do Heroísmo acolhe lançamento do livro "Um perigoso leitor de jornais", de Carlos Tomé



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
Clique aqui
 
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
 
 Linha Verde do Governo dos Açores - Ligue 800 207 255
Rede Prestige Azores
 
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal