principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 27 de Julho de 2019

Governo dos Açores pretende certificação oficial do leite de pastagem

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas defendeu que o processo de certificação do leite de pastagem nos Açores tenha requisitos mínimos comuns a todos os operadores e seja garantido por uma entidade oficial, no caso o IAMA, para uma maior valorização dos produtos lácteos regionais.

 

“Numa perspetiva de valorização e credibilidade, especialmente no que toca aos mercados mais exigentes, estamos convictos que um processo de certificação oficial relativamente ao Leite de Pastagem trará claras vantagens para todos os operadores na Região, elevando os níveis da integridade do leite produzido à base de pastagem, aos consumidores e aos clientes das indústrias”, referiu João Ponte numa missiva enviada à Presidente do Centro Açoriano do Leite e Laticínios (CALL).

 

Sem prejuízo do trabalho desenvolvido na produção de leite de pastagem pela BEL, mais recentemente pela PRONICOL e muito em breve pela UNILEITE, o Secretário Regional considerou que deve haver nos Açores a definição de requisitos mínimos nos critérios de certificação, que todos os operadores deverão cumprir para poderem certificar oficialmente o leite de pastagem, contribuindo, desta forma, para a credibilização e a valorização dos produtos lácteos regionais.

 

“Deste modo, o processo de certificação oficial trará claras vantagens para todos os operadores da Região, assegurando a integridade do leite produzido à base de pastagem junto dos consumidores e dos clientes das indústrias regionais”, argumentou João Ponte, acrescentando que, cada vez mais, os consumidores procuram garantias da genuinidade dos rótulos e a clareza e a transparência são aspetos fundamentais para que haja confiança nos produtos regionais.

 

Num mercado de produtos lácteos cada vez mais competitivo e volátil, João Ponte considerou que, além da eficiência produtiva, a competitividade do setor nos Açores passa pela necessária valorização das produções.

 

“É fundamental que saibamos aproveitar o que nos diferencia e as novas oportunidades dos mercados, com particular destaque para a procura por produtos à base de leite de pastagem, mais próximos da Natureza, onde os Açores têm condições inigualáveis para a produção de leite diferenciado”, salientou.

 

Neste sentido, referiu João Ponte, é intenção do Governo Regional criar um rótulo de utilização facultativa para o ‘Leite de Pastagem dos Açores’, sustentado por um conjunto de requisitos transversais e obrigatórios, definidos através de um caderno de especificações, cuja certificação oficial será garantida através do IAMA.

 

O governante apelou ao empenho de todos os envolvidos no debate e na reflexão sobre esta proposta, que irá beneficiar todos os agentes da fileira do leite nos Açores.

GaCS/RM
 
Anexos:  
2019.07.26-SRAF-LeitePastagem.mp3   19.5951.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 e 22 de setembro

Museu de Angra do Heroísmo promove conferência sobre "Medicina em Tempo de Guerra"

Governo dos Açores aposta na formação profissional na área florestal, afirma Anabela Isidoro

Museu Francisco de Lacerda promove a apresentação dos livros "Herança Açoriana nas Danças Tradicionais do Rio Grande do Sul" e "Vertentes das Danças Açorianas"

Incentivos do Governo Regional incrementam internacionalização da economia açoriana



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 



 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal