principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Angra do Heroísmo , 19 de Março de 2020

Governo dos Açores mantém pagamento às instituições com respostas sociais e isenta famílias do pagamento de comparticipações

A Secretaria Regional da Solidariedade Social divulgou alguns esclarecimentos e recomendações relativamente a equipamentos e respostas sociais, tendo em conta a adoção de um conjunto de medidas com vista à contenção da pandemia epidemiológica de COVID-19.

 

No documento, as instituições são informadas de que o Instituto da Segurança Social dos Açores manterá o pagamento regular dos montantes transferidos mensalmente ao abrigo dos contratos de cooperação para as várias respostas sociais.

 

Tendo em conta que os serviços de respostas de Creche, Jardins de Infância, Amas, Centros de Atividades de Tempos Livres, Centros de Atividades Ocupacionais, Centros de Noite e Centros de Dia não estão a ser prestados desde 16 de março, a circular notifica que não são devidas as correspondentes comparticipações por parte dos utentes e famílias até ao final do período decretado, no final do período das férias da Páscoa.

 

“O Instituto da Segurança Social dos Açores procederá ao respetivo acerto nos montantes a transferir mensalmente às instituições no âmbito dos Contratos de Cooperação Valor Cliente em vigor, de forma a compensar na integra a redução de receita decorrente desta situação”, refere o documento.

 

A circular refere também que os recursos humanos afetos às respostas sociais suspensas deverão ser alocados a outras respostas sociais, sempre que tal se mostre necessário, de forma a assegurar o seu funcionamento, respeitando as medidas de contingência relacionadas com o COVID-19.

 

É permitida ainda a alteração dos quadros de recursos humanos das instituições durante este período para garantir o funcionamento regular da resposta e, caso seja necessário, serão disponibilizados apoios financeiros extraordinários por parte da Direção Regional da Solidariedade Social para fazer face a custos adicionais diretamente relacionados com as medidas de contingência relacionadas com o COVID-19.

 

O documento dá também orientações de higienização pessoal e de espaços, assim como medidas a tomar e procedimentos a ter para o caso de verificação de casos suspeitos e determina o funcionamento do Serviço de Apoio Domiciliário, que deve continuar a ser garantido.

 

A circular divulgada pelas várias respostas sociais da Região Autónoma dos Açores resulta da publicação do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, assim como da Resolução do Conselho do Governo n.º 62/2020, de 16 de março, e pretende esclarecer as instituições e respetivos trabalhadores e dirigentes relativamente aos procedimentos a ter e às medidas a implementar durante este período.

 

A circular refere que informação apresentada será atualizada sempre que tal se revelar necessário em função da evolução da situação do surgimento de novas orientações, reiterando ainda que as orientações da Autoridade de Saúde Regional prevalecem, sempre sobre as presentes informações.

 

Na circular, a Secretaria Regional da Solidariedade Social alerta para o Decreto que estabelece o Estado de Emergência, aplicável à totalidade do território nacional pelo período de 15 dias, prorrogável caso tal se revele necessário.

GaCS/AIC
 
 
 
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 25 e 26 de maio

Comunicado da Autoridade de Saúde Regional

Agenda do Governo Regional dos Açores para 24 e 25 de maio

Comunicado da Autoridade de Saúde Regional

Novo diploma que regulamenta recolha de amostras naturais para fins científicos e tecnológicos salvaguarda interesses da Região, afirma Gui Menezes



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
Medidas de Flexibilização de restrições na Região Autónoma dos Açores
Flexibilização
Flexibilização
Flexibilização
Flexibilização

 

 


  

 
 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal