principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 19 de Março de 2020

Governo dos Açores manifestou ao Governo da República necessidade de se efetivar a requisição civil dos trabalhadores portuários

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas revelou hoje que o Governo dos Açores manifestou ao Governo da República a necessidade de efetivar a requisição civil decretada perante a greve dos estivadores no Porto de Lisboa, para que seja possível carregar e descarregar os navios que operam para os Açores.

 

Ana Cunha salientou que o Governo dos Açores manifestou “de imediato, a nossa preocupação, ao Governo da República” pelo não cumprimento da requisição civil, tendo solicitado inclusivamente “que se socorressem, se necessário fosse, de forças de segurança para efetivar essa requisição civil”.

 

Em declarações à Comunicação Social, a titular da pasta dos Transportes afirmou que o Governo dos Açores já teve “acolhimento a essa proposta".

 

"Aliás, já era intenção também do Governo da República tornar efetiva a requisição civil, recorrendo-se das forças de segurança, se necessário fosse”, acrescentou.

 

Ana Cunha referiu que o litígio entre estivadores do Porto de Lisboa e entidades patronais “não é uma ‘guerra’ nossa, nem sobre a qual devamos opinar, porque não a conhecemos em detalhe sequer, nem temos qualquer competência para nos pronunciarmos sobre o litígio entre as entidades em presença".

 

"O que nos interessa é que temos uma requisição civil de trabalhadores da estiva decretada no dia 17 de março, estamos no dia 19 e os navios continuam sem operar e, portanto, a nossa preocupação é essa neste momento”, frisou.

 

“Da mesma maneira que nos congratulámos com o facto do Governo da República ter decretado a requisição civil dos trabalhadores portuários para assegurar os serviços mínimos que garantissem o abastecimento aos Açores, neste momento a nossa preocupação prende-se com a falta de efetivação dessa requisição civil” durante esta quinta-feira, afirmou Ana Cunha.

 

“Temos estado a acompanhar essa situação com os armadores e com o Governo da República, e o que é facto é que temos três navios encostados no Porto Lisboa que não estão a ser operados, neste momento, pelos trabalhadores portuários. Temos o Monte Brasil, o Corvo e o Furnas. Dois para carregar e um para descarregar”, disse.

 

Ana Cunha referiu ainda ter a garantia, por parte do Governo da República, de que esta sexta-feira “tudo farão para que o problema se resolva”, sendo certo que hoje “já pediram a intervenção da PSP para identificação dos trabalhadores que estariam em serviços mínimos, requisitados ao abrigo da requisição civil, e que não tinham cumprido com o seu trabalho ou com a sua obrigação de presença”.

 

A Secretária Regional adiantou que, para já, o abastecimento do arquipélago não está em causa, já que a operação tem vindo a fazer-se “com algum atraso, mas sem interrupção”.

 

No entanto, recordou Ana Cunha, “a situação, neste momento, já se arrasta desde segunda-feira”.

GaCS/HB
 
Anexos:  
2020.03.19-SRTOP-RequisiçãoCivil(1).mp3 2020.03.19-SRTOP-RequisiçãoCivil(2).mp3  
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 25 e 26 de maio

Comunicado da Autoridade de Saúde Regional

Agenda do Governo Regional dos Açores para 24 e 25 de maio

Comunicado da Autoridade de Saúde Regional

Novo diploma que regulamenta recolha de amostras naturais para fins científicos e tecnológicos salvaguarda interesses da Região, afirma Gui Menezes



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
Medidas de Flexibilização de restrições na Região Autónoma dos Açores
Flexibilização
Flexibilização
Flexibilização
Flexibilização

 

 


  

 
 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal