principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Angra do Heroísmo , 19 de Junho de 2019

Governo dos Açores investe este ano 1,9 ME na melhoria das acessibilidades agrícolas na ilha Terceira

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje que o Governo dos Açores investe este ano 1,9 milhões de euros na melhoria das acessibilidades agrícolas na ilha Terceira, dada a sua importância para melhorar as condições de trabalho dos agricultores, aumentar a eficiência das explorações e capacitar o setor para os desafios do futuro.

 

“Todo este investimento na melhoria de caminhos que vão servir agricultores, mas também residentes na ilha e turistas, dá bem nota da importância que o Governo Regional dá a este tipo de investimento”, referiu João Ponte, que falava na inauguração das obras de beneficiação do Caminho Rural do Barro Vermelho, na ilha Terceira, um compromisso assumido pelo Executivo que é agora concretizado.

 

O governante destacou que esta obra insere-se num conjunto de investimentos necessários para o desenvolvimento do setor que têm sido feitos pela Direção Regional dos Recursos Florestais e pela IROA, permitindo dar continuidade à política de modernização das infraestruturas agrícolas.

 

“Por exemplo, na Terceira, as obras nos caminhos da Serra do Cume e Chambre vão arrancar dentro em breve e, relativamente ao Pico Gaspar, foi autorizada na semana passada a abertura do concurso público para a empreitada de repavimentação”, indicou o Secretário Regional.

 

Além destes investimentos, o Governo dos Açores procura dar resposta a situações de emergência, tal como a que ocorreu domingo na ilha Terceira devido ao mau tempo, estimando-se que os prejuízos verificados só no setor agrícola, ao nível das infraestruturas e das culturas afetadas, atinjam os 500 mil euros.

 

João Ponte adiantou que o Governo Regional está já a trabalhar a dois níveis, o primeiro para repor a normalidade da circulação, dando condições de segurança, e o segundo na preparação de soluções definitivas, que vão obrigar à elaboração de projetos, cadernos de encargos e lançamento de concurso para a execução das obras, o que só será possível no âmbito do próximo orçamento, sobretudo com duas grandes intervenções, uma da IROA e outra da Direção Regional dos Recursos Florestais.

 

João Ponte referiu também que, apesar de muitos dos caminhos afetados não serem responsabilidade do Governo, existe total disponibilidade dos serviços operativos da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas para colaborar quer com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, quer com as Juntas de Freguesia para repor as condições de normalidade.

 

“Situações de emergência exigem respostas especiais”, considerou João Ponte.

 

Relativamente à obra do Caminho Rural do Barro Vermelho agora inaugurada, João Ponte considerou que se tratar de um “bom exemplo” de cooperação entre o Governo dos Açores e o Poder Local, pois, além do interesse relevante desta via para o setor agrícola, tem também importância para a economia da freguesia da Ribeirinha, desde logo ao nível turístico.

 

A obra do Caminho Rural do Barro Vermelho, orçada em 282 mil euros, é da responsabilidade da Direção Regional dos Recursos Florestais e tem uma extensão de 2.540 metros, assumindo grande importância para a atividade agrícola e florestal.

 

Este caminho serve quase seis dezenas de agricultores, abrangendo uma área com cerca de 93,6 hectares de pastagem privada, e permite o acesso a cerca de 18 hectares de área do Perímetro Florestal da Terceira.

GaCS/RM
 
Anexos:  
2019.06.19-SRAF-CaminhoBarroVermelho(1).mp3 2019.06.19-SRAF-CaminhoBarroVermelho(2).mp3 2019.06.19-SRAF-CaminhoBarroVermelho(3).mp3   19.5628.jpg 19.5629.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 19 e 20 de julho

Vasco Cordeiro manifesta, em nome do Governo, “grande consternação” pelo falecimento de André Bradford

Museu de Angra do Heroísmo promove recriação histórica O País que Cabia na Ilha: Intrigas de Angra, em Tempo de Afonso VI

Governo garante reposicionamentos dos docentes por aquisição de novas habilitações

Governo Regional apoia 168 projetos na área do artesanato



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 

 

  



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal