principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 14 de Setembro de 2018

Governo dos Açores incentiva cooperação entre entidades, afirma Ana Cunha

O LREC - Laboratório Regional de Engenharia Civil e o NONAGON - Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, assinaram hoje, em Ponta Delgada, um protocolo que visa promover e potenciar a realização de iniciativas que aprofundem a cooperação em áreas de interesse comum, nomeadamente a investigação e desenvolvimento tecnológico no domínio da Engenharia Civil e dos materiais endógenos do arquipélago.

 

Na cerimónia de assinatura deste protocolo, a Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou que, com mais esta iniciativa, "o Governo dos Açores continua a incentivar a ligação entre as mais diversas entidades, com vista à disponibilização de recursos e oferta de formação em vários setores de atividade, nomeadamente nas áreas ligadas à construção civil e às obras públicas”.

 

Ana Cunha frisou que a Associação NONAGON “assume, na sua visão e missão, o compromisso de facilitar o empreendedorismo e a inovação de base tecnológica, pelo que é um parceiro que consideramos valioso e preferencial na implementação desta estratégia de parcerias".

 

"Com este protocolo, a NONAGON reforça o seu papel preponderante na preparação do futuro dos seus parceiros e utilizadores”, acrescentou.

 

A Secretária Regional salientou ainda que “o LREC tem por missão promover a investigação científica aplicada às especificidades regionais e ao desenvolvimento tecnológico no domínio da engenharia civil, bem como disponibilizar, a todas as entidades públicas e privadas que o solicitem, um conjunto de serviços de natureza laboratorial e de controlo da qualidade, com a garantia de idoneidade e de isenção”.

 

Recentemente tem sido estabelecida a cooperação entre o LREC e outras entidades, como o Laboratório Regional de Engenharia Civil da Madeira e a Associação Passivhaus Portugal, entre outras.

 

“O Governo dos Açores valoriza muito o estabelecimento destas novas formas de cooperação, numa perspetiva de enriquecimento recíproco, nomeadamente nos domínios da investigação técnica e científica, na realização de seminários, de workshops, de congressos, na realização de cursos de formação específicos, e outras ações que se considerem relevantes”, frisou a Secretária Regional.

 

Para Ana Cunha, “a divulgação e disseminação do conhecimento científico e tecnológico é uma necessidade da sociedade atual, partilhada pelo Governo dos Açores, e que, face à localização geográfica do arquipélago se torna ainda mais imperiosa”.

 

A Secretária Regional adiantou ainda que será apresentada em breve a Plataforma de Indústria Criativa dos Açores, que visa "envolver diversos intervenientes com competências ao nível do design industrial, design de produto, design conceptual, engenharia de materiais, entre outros, e aplicar os conhecimentos destas áreas no desenvolvimento de novos produtos a partir de materiais endógenos dos Açores”.

 

Esta plataforma, salientou Ana Cunha, pretende “levar a que esses novos produtos e materiais sejam utilizados no setor da construção, da reabilitação, sobretudo, mas não exclusivamente, em unidades turísticas de diferentes tipologias, gerando mais rendimento para a fileira dos materiais de construção, ao mesmo tempo que se cria uma diferenciação única para a oferta dos Açores e acrescenta valor a esta área de atividade económica, que tem conhecido um crescimento exponencial na Região”.

 

“Importa, por isso, continuar o esforço de qualificação e de diferenciação, estando o Governo disponível para, em conjunto com as entidades que assim o entendam, continuar a colaborar e a desenvolver atividades e parcerias”, assegurou Ana Cunha.

GaCS/HB
 
Anexos:  
2018.09.14-SRTOP-LREC_NONAGON(1).mp3 2018.09.14-SRTOP-LREC_NONAGON(2).mp3   18.3406.jpg 18.3407.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Sismo sentido em Vila Franca do Campo

João Ponte defende que os viticultores dos Açores devem apostar mais na certificação dos vinhos

Governo dos Açores atribuiu mais de 370 mil euros a Juntas de Freguesia para beneficiação de sedes e aquisição de equipamentos administrativos

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 e 21 de outubro

Documento base para Estratégia Açoriana para a Energia 2030 em consulta pública até 3 de dezembro



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 



Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal