principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Ponta Delgada , 7 de Dezembro de 2017

Governo dos Açores garante aprovação de todas as candidaturas feitas no último aviso do VITIS, anuncia João Ponte

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou hoje a aprovação de 28 candidaturas ao Regime de Apoio à Reconversão e Reestruturação das Vinhas (VITIS) que não tinham sido aceites no último aviso, na sequência de um reforço orçamental entretanto alcançado.

 

“Posso anunciar que conseguimos um reforço orçamental que permite que todos os produtores que se tinham candidatado no último aviso vejam agora as suas candidaturas aprovadas”, afirmou João Ponte, em declarações durante uma visita à Quinta da Jardinete, dedicada à produção de vinho, na ilha de São Miguel.

 

João Ponte salientou que, anteriormente, a dotação orçamental de apresentação de candidaturas para o aviso de 2017 era de 3,5 milhões de euros, acrescentando que será publicada, em breve, uma nova portaria que fixa aquele valor em 4,2 milhões de euros.

 

O Secretário Regional frisou que os 28 projetos de investimento, correspondentes a 28 hectares, onde se inclui uma candidatura da Quinta da Jardinete, não foram contemplados numa primeira fase não pela qualidade das candidaturas, mas sim por falta de dotação orçamental.

 

“O VITIS, neste momento, está fechado em termos de candidaturas. Não sabemos quando haverá uma nova fase, mas, logo que haja, e vai haver, conforme foi garantido por parte da Comissão Europeia o prolongamento do VITIS até 2023, os produtores com terrenos em zonas mais adequadas à produção de vinha devem concorrer”, afirmou João Ponte, acrescentando que só em 2020 se terá uma ideia sobre a dotação orçamental prevista.

 

Em setembro estavam aprovadas nos Açores uma centena de candidaturas ao VITIS, sendo que cerca de 80% dos projetos de investimento correspondiam a candidaturas da ilha do Pico, onde há uma grande tradição ao nível vínico.

 

Foram também aprovadas candidaturas das ilhas de São Miguel, Terceira, Faial e Graciosa, sendo que as 100 candidaturas aprovadas correspondem a uma área total de 132,7 hectares.

 

O Secretário Regional salientou que a ilha de São Miguel tem um “grande potencial de crescimento” na produção de vinho, destacando o caso de três projetos recentes com grande sucesso, que têm produzido pequenas quantidades de vinho que são absorvidas pelo mercado local.

 

João Ponte salientou ainda que os produtores de vinho com projetos aprovados no âmbito do programa VITIS podem, desde já, solicitar o pagamento antecipado até 80% da ajuda aprovada.

 

“Trata-se de uma medida de extrema importância, que permitirá aos produtores dar início aos seus investimentos”, disse João Ponte, vincando que o Plano e Orçamento para 2018 recentemente aprovado na Assembleia Legislativa, contempla 18 milhões de euros para apoios no âmbito do VITIS.

 

A Quinta da Jardinete, criada em 1879, possui cinco hectares de vinha, três dos quais em produção, com castas estrangeiras, produzindo anualmente 10 mil garrafas.

 

Com a candidatura ao VITIS agora aprovada vai acrescentar mais 1,5 hectares e pretende chegar às 20 mil garrafas.

 

Atualmente, os Açores possuem 38 marcas de vinho certificado, várias dezenas de produtores individuais, três zonas demarcadas, nomeadamente Biscoitos (ilha Terceira), Graciosa e Pico, e a Indicação Geográfica Protegida, para vinhos de qualidade brancos e tintos.

GaCS/RM
 
Anexos:  
2017.12.07-SRAF-Vinho(1).mp3 2017.12.07-SRAF-Vinho(2).mp3   17.1901.jpg 17.1902.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Comissário Europeu da Agricultura manifesta vontade de visitar os Açores em 2018, após convite do Secretário Regional da Agricultura

Agenda do Governo Regional dos Açores para 18 de dezembro

Agenda do Governo Regional dos Açores para 18 e 19 de dezembro

Rui Bettencourt reafirma importância e valorização do “ativo estratégico” da Diáspora

Agenda do Governo Regional dos Açores para 17 de dezembro



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 
 
 
Consulta Pública Estratégia Regional de Combate à Pobreza e à Exclusão Social 2018 – 2028
 
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
 
 
Rede Prestige Azores
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal