principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Angra do Heroísmo , 12 de Julho de 2018

Governo dos Açores forma mais de 200 profissionais com intervenção no sistema de promoção e proteção de crianças e jovens

A Secretaria Regional da Solidariedade Social, através do Comissariado dos Açores para a Infância, deu hoje início a um programa formativo que visa melhorar a capacitação de mais de 200 profissionais das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), Equipas Multidisciplinares de Apoio aos Tribunais e outros técnicos da Segurança Social com intervenção no âmbito do sistema de promoção e proteção de crianças e jovens da Região.

 

A formação "Avaliação das Capacidades Parentais e Desenho de Plano de Intervenção" pretende dotar estas entidades de instrumentos de avaliação das capacidades parentais, formando-os para a sua adequada utilização enquanto suporte à planificação e execução da avaliação diagnóstica e na fundamentação da tomada de decisão, designadamente quanto à definição do plano de intervenção e à avaliação do seu impacto.

 

Com um total de 14 horas de formação, o plano formativo integra uma componente prática de utilização do Guia de Avaliação das Capacidades Parentais e será seguida de duas sessões de acompanhamento, com cada uma das 19 CPCJ da Região, a realizar em 2019, que visam apoiar a aplicação daquele instrumento de avaliação no contexto real de trabalho.

 

Este ano serão realizadas 10 sessões de formação, em diferentes ilhas, nomeadamente em S. Miguel, nos dias 12 e 13 de julho e dias 1 a 4 de outubro; na ilha Terceira, nos dias 16 e 17 de julho; em S. Jorge, nos dias 18 a 20 de julho; no Pico, nos dias 26 e 27 de novembro; e no Faial, nos dias 28 a 30 de novembro.

 

A formação abrangerá profissionais de várias áreas de formação com intervenção no sistema de promoção e proteção que desenvolvem ação nas diferentes ilhas, assim como elementos de todas as CPCJ da Região.

 

Criado pelo Governo dos Açores no final de 2016, o Comissariado dos Açores para a Infância é uma entidade de âmbito regional e tem como missão a defesa e a promoção dos direitos das crianças e jovens na Região Autónoma dos Açores.

 

É constituído por representantes nomeados pelo Governo dos Açores em matéria de Juventude, Emprego e Trabalho, Solidariedade Social, Educação e Saúde.

 

O presente plano insere-se nas principais linhas de ação do Comissariado para 2018, propostas que priorizam a formação das entidades que desenvolvem a sua atividade junto de crianças e jovens na Região Autónoma dos Açores.

GaCS/SC
 
 
 
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 de julho

Modelo de transporte marítimo de mercadorias tem capacidade de se adaptar a novas solicitações, defende Ana Cunha

Gui Menezes destaca empenho do Governo dos Açores no apoio aos trabalhadores da COFACO do Pico e na construção da nova unidade fabril

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada acolhe espólio de José de Almeida Pavão

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 e 21 de julho



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 

  





Casa da Autonomia
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Rede Prestige Azores
 Provedor do Utente da Saúde
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal