principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

Velas , 8 de Agosto de 2020

Governo avança com a reabilitação da estrada de acesso à Fajã do Ouvidor, em São Jorge

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas assinou esta sexta-feira o auto de consignação da empreitada de reparação dos danos na Estrada Regional de acesso à Fajã do Ouvidor, em São Jorge.

 

Na cerimónia de assinatura, Ana Cunha salientou que, “apesar de não estar prevista no nosso plano anual de obras”, esta empreitada, consignada à Tecnovia Açores, representando um investimento de cerca de 330 mil euros, com um prazo de execução previsto de 180 dias, “revela-se absolutamente necessário e urgente”, representando "o verdadeiro sentido de serviço público ao serviço das pessoas, na procura das melhores respostas para as dificuldades que a natureza nos confronta”. 

 

A titular da pasta das Obras Públicas recordou que esta obra tornou-se necessária depois de, a 27 de janeiro, as fortes chuvadas que se abateram sobre São Jorge, terem originado uma derrocada nesta estrada, que é o único acesso por terra à Fajã do Ouvidor, levando à interdição temporária do trânsito rodoviário.

 

Ana Cunha lembrou que, “de imediato, o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, em colaboração com os Bombeiros Voluntários e o Serviço Municipal de Proteção Civil das Velas, procedeu a uma primeira avaliação da situação para, de imediato, darmos início aos trabalhos de desobstrução e limpeza da estrada, com vista à sua reabertura ao trânsito, trabalhos estes executados por elementos da Delegação de São Jorge da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, com o apoio de elementos da Câmara Municipal e dos Bombeiros das Velas e da Polícia de Segurança Pública”.

 

“Desde logo foi assumido pelo Governo dos Açores, o compromisso de avançar com soluções para o restabelecimento das condições de segurança e reforço de drenagem pluvial desta via de acesso à Fajã do Ouvidor”, sublinhou a Secretária Regional.

 

Assim, “em articulação com o Laboratório Regional de Engenhara Civil, os serviços técnicos da Direção Regional de Obras Públicas e Comunicações elaboraram o projeto para a intervenção que agora se inicia, que possibilita cumprir esta obra estrutural num curto espaço de tempo, contemplando a execução dos trabalhos de terraplanagem, repavimentação e melhoramento do sistema de drenagem”.

 

Com este projeto de execução pretendeu-se definir as soluções necessárias para a contenção da encosta, recorrendo a muros de suporte, para garantir a circulação segura nesta estrada e simultaneamente não interferir nos muros de pedra existentes nesta zona.

 

Ana Cunha adiantou que “estamos perante uma obra que se junta a um conjunto de várias intervenções, levadas a cabo pelo Governo dos Açores, desde o início da legislatura, num investimento de cerca de 5 milhões de euros, na Rede Viária Regional da ilha de São Jorge”, destacando-se “a reabilitação e beneficiação de um troço da Estrada Regional entre o Alto das Manadas e os Biscoitos, a recém-inaugurada reabilitação e beneficiação de um troço da Estrada Regional entre o Aeroporto e a Ribeira do Almeida ou a Reabilitação e Beneficiação de um troço desta Estrada de acesso à Fajã do Ouvidor”.

 

Assim, “o Governo dos Açores tem assumido sempre o compromisso de melhorar as acessibilidades, e as condições de mobilidade dos açorianos, tendo em vista a promoção da segurança, o conforto e comodidade de todos aqueles que utilizam as estradas regionais das nossas ilhas”, disse.

GaCS/HB
 
Anexos:  
2020.08.07-SRTOP-FajãOuvidor.mp3   20.8455.jpg 20.8456.jpg 20.8457.jpg
 
     
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 de setembro

Agenda do Governo Regional dos Açores para 21 e 22 de setembro

Comunicado da Autoridade de Saúde Regional

Novos programas PROAGRI e i9AGRI receberam candidaturas no valor de 1,6 ME de investimento, revela João Ponte

Agenda do Governo Regional dos Açores para 20 e 21 de setembro



<< voltar

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal